O candidato Padre Kelmon (PTB) fez pelo menos um voto em 96% das cidades de Santa Catarina. No total, o político somou 3.369 votos no Estado, e apenas nove cidades catarinenses não registraram nenhuma votação ligada a ele neste domingo (2).

Continua depois da publicidade

​Receba notícias do DC via Telegram

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Kelmon, antes de assumir a candidatura para Presidência da República, era candidato a vice-presidente com Roberto Jefferson, que foi vetado pela Justiça Eleitoral de participar das Eleições 2022 devido à condenação no escândalo do mensalão. ​

Natural da Bahia, Kelmon ganhou repercussão após o último debate de presidenciáveis na TV Globo, na quinta-feira que antecedeu as votações.

Continua depois da publicidade

Entre o total de votos destinados ao Padre Kelmon em Santa Catarina, Joinville registrou o maior número, 262, tornando-se a cidade com mais votos favoráveis ao candidato no Estado. Florianópolis vem atrás, com 205 votos, e Blumenau com 151 eleitores do candidato do PTB.

De acordo com o professor de administração pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Udesc Daniel Pinheiro, figuras polêmicas historicamente costumam ganhar maior notoriedade do público na última semana de votação. No entanto, os números se tornam expressivos também pelo partido ao qual o candidato faz parte.

— Ele está em um partido que teoricamente tem entrada, o PTB com Roberto Jefferson fez uma série de aliados no país, inclusive em Santa Catarina. Kelmon se tornou mais conhecido justamente por aparecer como uma figura polêmica e combatível contra a esquerda, o que faz com que ele ganhe seguidores nesse momento de polarização — explica.

Jorginho e Décio disputam segundo turno para governo de SC nas Eleições 2022

Diferente do voto útil, o especialista analisa nesse caso o voto de “protesto”, que é quando o eleitor escolhe um candidato sem números expressivos na campanha eleitoral para não dar voz ao antagonismo.

Continua depois da publicidade

— Essas figuras costumam ter mais votos no fim da eleição, porque tem o eleitorado que vota pelo o que chama a atenção. O voto útil é quem vota em candidatos que aparentemente estão ganhando, mas os eleitores votam também nos mais ‘fracos’, na ideia de escolher ‘quem não vai ganhar mesmo’ — analisa.

Em Santa Catarina, as cidades de Princesa, Campo Erê, Romelândia, Saltinho, Imbiam, Ponte Alta do Norte, Bocaíuna do Sul, Frei Rogério e São João do Itaperiú não registraram votos em Kelmon.

Leia também

Lula e Bolsonaro vão ao segundo turno das Eleições 2022

Suspeita de boca de urna acaba com tentativa de atropelamento e fuga em Blumenau

O que é proibido e permitido durante o período de campanha eleitoral em 2022