O Padre João Bachmann rezou uma missa de Finados na tarde deste domingo no cemitério Jardim da Saudade, em Blumenau. Para o ato foi montada uma estrutura coberta, onde as pessoas puderam se abrigar. Apesar da chuva fina que caía por volta das 15h, quando começou a celebração, o local ficou lotado de fiéis.
Continua depois da publicidade
– Só há solidão para quem fica. Quem partiu está confortado no amor de Deus. Quem ficou não pode passar o resto da vida ajoelhado diante da sepultura. É preciso lutar para aqueles que estão vivos e precisam de nós – confortou Padre João durante a celebração em tom ecumênico.
O movimento no cemitério às margens da BR-470, no bairro Fortaleza, foi maior durante a tarde do que pela manhã, horário tradicionalmente preferido por quem aproveita o dia para visitar e lembrar dos entes queridos.
A chuva que começou fina e ganhou intensidade aos poucos e esvaziou os cemitérios no meio da tarde deste domingo. No Cemitério São José, no Centro, o movimento voltou apenas depois das 16h, quando a chuva cessou. Pela manhã Bachmann celebrou missa no cemitério católico.
Um dos cemitérios mais tradicionais de Blumenau, que fica junto à Igreja Luterana do Centro, teve movimento concentrado durante a manhã, período em que um culto foi celebrado. O local, que tem sepultados personagens importantes da história de Blumenau, tinha poucos visitantes à tarde.
Continua depois da publicidade
No cemitério da Rua Bahia o movimento foi tranquilo durante todo o dia. A Polícia Militar e a Guarda de Trânsito também não registraram ocorrências relacionadas à movimentação do dia de Finados.