No dia 11 de março do ano que vem, a Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Boa Vista, em Joinville, completará 50 anos com novo visual. Uma praça memorial com a imagem de Nossa Senhora está sendo preparada para o grande dia. Projetada para se tornar um marco de oração do bairro, ela está sendo criada para se tornar uma extensão de melhorias no espaço urbano, embelezando o entorno do local.
Continua depois da publicidade
– Queremos fazer um marco referencial. A igreja aqui no bairro tem uma história muito forte e de muitos anos. Esta é uma das comunidades mais antigas de Joinville – revelou o pároco Otávio Antunes.
O projeto foi pensando e desenvolvido por ninguém menos que o próprio padre da comunidade. Além de sacerdote da igreja católica, Otávio é formado em arquitetura há dois anos. Desde então, ele concilia o trabalho de servir à comunidade do Boa Vista, onde está há seis anos, com projetos de reformas para as igrejas da região.
O gosto pela arquitetura não é por acaso. Artista plástico desde a adolescência em São Jorge do Oeste (PR), sua cidade natal, Otávio se especializou em arte sacra depois de entrar no seminário. Hoje, com 39 anos de idade e nove de sacerdócio, o padre também usufrui da veia artística para pintar as igrejas. Uma de suas obras é a pintura do Todo Poderoso na paróquia onde atua. As cores tomaram o lugar de uma imagem antiga dos 12 apóstolos que não agradava muito à comunidade.
Continua depois da publicidade
O talento do padre já foi registrado em pelo menos dez igrejas de Joinville. As pinturas são de grande porte e remetem à arte bizantina. Otávio explica que elas não servem para enfeitar. Os desenhos têm um sentido e são desenvolvidos com base na doutrina da igreja e na Bíblia.
No Boa Vista, as melhorias devem ficar prontas até o aniversário da Paróquia. Uma cápsula do tempo será enterrada e concretada no meio da praça para que seja aberta daqui a 50 anos. Nela, as pessoas poderão deixar guardada uma homenagem para uma pessoa querida. A ideia da cápsula é uma forma de preservar a memória deste tempo. Um livro com a história da comunidade e da paróquia também será lançado no aniversário de 50 anos.