Pacientes relatam ter enfrentado espera de até sete horas para receber atendimento médico no pronto-socorro do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, neste fim de semana. Imagens enviadas ao Santa mostram a recepção lotada, principalmente de crianças com os pais.

Continua depois da publicidade

​Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

De acordo com a direção do HSA, houve um aumento expressivo na demanda de atendimento pediátrico entre sábado e domingo, gerando aumento no tempo de espera. Segundo o gerente da unidade, Rafael Branco Bertuol, a média é de 100 crianças atendidas no fim de semana, mas desta vez soltou para 140.

Ele garante que quem estava classificado como urgência e emergência recebeu atendimento no prazo estipulado pelo Protocolo de Manchester. Frisou ainda que por vezes o hospital recebe casos que poderiam ser resolvidos nos postos de saúde, mas que estes não estão abertos a todo momento.

O gerente do HSA diz que tem conversado com a prefeitura de Blumenau para tentar encontrar uma alternativa ao problema. A Secretaria de Promoção da Saúde, por sua vez, aponta que o Município abre dois AGFs por sábado para ampliar o atendimento de saúde à população, das 7h às 18h.

Continua depois da publicidade

Atualmente a equipe do pronto-socorro do Hospital Santo Antônio é composta por três médicos voltados ao atendimento de adultos e dois profissionais para atendimento pediátrico.

Vídeo mostra lotação do pronto-socorro

Leia mais

Blumenau é a única cidade de SC a cair no ranking nacional de saneamento básico

Força-tarefa tenta encontrar quem atirou em bombeiros que atendiam ferido em Itajaí