Os pacientes não precisam mais subir o morro a pé para chegar ao Hospital Universitário da Furb, em Blumenau. Depois que o Santa e a NSC TV mostraram as dificuldades dos moradores, a Secretaria Trânsito e Transporte (Seterb) restabeleceu os horários e a partir desta segunda-feira (29) os ônibus passam a ir até o local ao menos quatro vezes por dia.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí direto no Whatsapp.
Como mostrou a reportagem no começo deste mês, muitos pacientes – alguns com deficiência física e outros idosos – precisavam encarrar uma subida para receber atendimento no ambulatório da Furb, no Centro de Atendimento Pós-Covid e também no AG da Fortaleza. Os ônibus não iam mais até o local por falta de passageiros, segundo a prefeitura.
Agora serão quatro horários com saída do Terminal Fortaleza: 8h, 9h30min, 12h20min e 16h40min.
O objetivo é de que imagens flagradas pela reportagem na região, como uma mãe empurrando o filho em cadeira de rodas, não se repitam. Outra expectativa é que mais pessoas busquem os serviços oferecidos no local. Em entrevista à NSC TV, o professor Fábio Marcelo Matos, da Furb, chegou a mensurar o impacto da falta de linhas.
Continua depois da publicidade
— Nós poderíamos, provavelmente, atender de 100 a 150 pacientes a mais todos os dias se tivéssemos o transporte funcionando aqui em cima, conseguindo trazer esse cidadão para cá, dando mais acessibilidade e condição de deslocamento para ele — pontua.
> Bebê é encontrado sozinho engatinhando no meio de rodovia em Rio do Sul
> “Nunca tinha dia ruim”: quem era a mulher assassinada em Blumenau
Leia também
> Blumenau fica sem empresa para manutenção da iluminação pública
> Desocupação em comunidade de Blumenau expõe drama de famílias pobres
> Cresce número de pessoas na extrema pobreza em Blumenau durante a pandemia