Nesta sexta-feira, cinco pacientes do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, foram avaliados pelo médico americano Gregory Mundis, da equipe do San Diego Center for Spinal Disorders. As cinco crianças, que têm deformidades graves na coluna, recebem acompanhamento no ambulatório de ortopedia do Hospital Infantil. A ação é resultado de uma parceria entre as duas instituições e serve como um complemento ao tratamento já realizado.
Continua depois da publicidade
Gregory veio palestrar no Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatologia e aproveitou para trocar experiências com a equipe médica do hospital. Ele atua na área cirúrgica e é especialista em escoliose, cifose e deformidades da coluna, além de integrar o Instituto Americano de Cirurgia Minimamente Invasiva e o Grupo Internacional de Estudos de Doenças da Coluna. Na manhã desta sexta-feira, ele se reuniu com os médicos para conversar sobre alguns casos específicos dos pacientes.
Leia mais notícias de Joinville e região
O ortopedista e cirurgião de coluna Carlos Maçaneiro, do Hospital Infantil, explica que as crianças escolhidas para serem avaliadas pelo americano foram selecionadas “baseando-se na gravidade das situações”. Ele conta que não se trata de algo que já não seja feito em Joinville, mas sim de uma outra opinião, algo muito importante para as famílias, que, muitas vezes, juntam dinheiro para viajar e consultar outros médicos.
– É para aprimorar o nosso serviço. Temos um relacionamento de longa data. Ele vem para acrescentar bastante para a equipe – disse Carlos, que contou ainda que o americano faz questão de conversar com as famílias após sua avaliação.
Continua depois da publicidade
Pela terceira vez no Brasil, Gregory Mundis disse estar impressionado com a estrutura do hospital e com a qualidade dos médicos. Para ele, os pacientes têm sorte em poder contar com um hospital como o Infantil. O médico lamenta que há muitas crianças no mundo que não recebem tratamento para este tipo de problema. Na quinta-feira, o americano também participou de uma cirurgia, que durou nove horas, de um menino de oito anos. Um sucesso, de acordo com a equipe médica do hospital.
Todos os serviços oferecidos no Hospital Infantil são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio do governo do Estado. A instituição pertence à rede de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde e é gerenciada pela organização social Hospital Nossa Senhora das Graças.
*Alex Sander Magdyel é aluno do curso de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc e participa do programa de estágio do jornal A Notícia.