Um colorido diferente tomou conta do Hospital Infantil Joana de Gusmão na tarde desta quinta-feira. A arena montada no pátio foi o palco para o projeto itinerante Ciranda das Artes, levando cultura, música e animação para os pequenos internados. Os pacientes sentam na plateia como espectadores, mas acabam virando protagonistas.

Continua depois da publicidade

O tempo todo os artistas interagem com o público, recebendo em troca olhares atentos e gargalhadas. Instrumentos do folclore brasileiro, muitas cores e música fazem a alegria dos internados e seus acompanhantes.

A designer de unhas Denise Kammer veio de Blumenau trazer o filho Kauan Kammer Martins, 2 anos, para tratamento na Capital, e gostou muito da apresentação:

– Meu filho tem convulsões e ainda não fala, mas percebi o quanto ele observou, o olhar dele estava o tempo todo nos artistas. Eu também me diverti muito, é bom para sair um pouco do quarto, já que ficamos muito tempo aqui – disse.

Continua depois da publicidade

Estímulo para a saúde

O projeto começou no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e já passou por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O coordenador do Setor de Educação e Cultura do hospital, Claudio Teixeira, explica que este tipo de ação estimula a saúde da criança:

– Muitas vezes os pacientes ficam muito tempo internados, recebendo medicamentos, injeções. Com essas apresentações elas recebem um pouco de cultura, além de criar uma lembrança boa do tempo que esteve ali. No começo ficam tímidos, mas no final já está todo mundo brincando.Temos muitos relatos positivos – conta.

Claudia Mattos Silva, chefe do setor de Pedagogia do Hospital Infantil, também acredita nos benefícios da apresentação:

Continua depois da publicidade

– Momentos como este entram para a memória afetiva dos pacientes. Uma tarde especial e diferente é sempre bom, além de ser um suporte na área de educação – finaliza.