Uma paciente internada na UTI em Joinville recebeu a visita da cachorrinha de estimação e se emocionou no Hospital Municipal São José. O encontro especial aconteceu na última sexta-feira (8) e foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela unidade de saúde.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A babá Marilene Martins, de 53 anos, ficou internada entre maio e outubro de 2021 para tratamento da Covid-19. No período, permaneceu dois meses na UTI, foi intubada e sofreu três paradas cardiorrespiratórias. Ela se recuperou e voltou para casa.
No entanto, no mês passado, teve novas complicações e sofreu mais uma parada cardiorrespiratória. Ela retornou para a UTI do Hospital São José, onde permanece internada.
Os familiares conversaram com a equipe do hospital e relataram que Marilene é muito apegada aos seus cachorrinhos e estava sentindo falta dos animais. Foi como surgiu a ideia de levar a pequena Melani, conhecida como “Mel”, para visitar a paciente.
Continua depois da publicidade
— Os olhos dela brilharam. A Mel ficou um pouco assustada, mas depois ficaram juntadas por quase meia hora, com muita alegria. Na última semana, a Marilene estava um pouco triste, ansiosa, mas encontrar a Mel deixou ela mais animada — contou o marido, Armando Tadeu Martins.
Humanização do atendimento
Segundo a enfermeira Maria Rita Andrade de Lemos, coordenadora da UTI do hospital, a equipe avaliou que a paciente estava estável, com condições de ser deslocada a um ambiente externo da unidade de tratamento intensivo.
— Então, conversamos com o médico responsável que fez a liberação. Também verificamos se o animal estava com a vacinação em dia, se era dócil e se era desejo da família trazê-lo para a visita — conta.

A iniciativa fez parte da ação de humanização do atendimento no Hospital São José, em atividades que envolvem as equipes profissionais multidisciplinares e a personalização de ambientes.
Continua depois da publicidade
Entre as ações implementadas estão o protocolo de visita estendida, onde os familiares podem permanecer por mais tempo junto com o paciente internado, homenagem aos pacientes aniversariantes e colocação de fotos da família perto do leito do paciente.
Visitas de animais são regulamentadas
Em Santa Catarina, uma lei permite o ingresso de animais domésticos e de estimação em todos os hospitais privados e públicos. Porém, a entrada deve seguir regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre elas, estão a verificação da espécie do animal, autorização expressa emitida pelo médico, laudo veterinário atestando boas condições de saúde e carteira de vacinação atualizada, visível aparência de boas condições de higiene, equipamento de guia e local adequado para receber a visita em ambiente interno ou externo.
Leia também:
Conselho de Saúde de Joinville quer “urgência” em concurso público
Previsão de telemedicina na rede municipal em Joinville tem polêmica
Pacientes de Joinville reclamam de falta de remédios para tratamento de câncer em hospital