Internada há mais de 30 dias, a blumenauense Elisabeth de Souza da Silva, de 42 anos, estava com muita saudade da fiel companheira, Mia, a gata de estimação. O aperto do peito foi amenizado na semana passada, quando a paciente recebeu a “visita” da felina. A surpresa foi encabeçada pela equipe do Hospital Santo Antônio. Assista ao reencontro abaixo.  

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Paciente da clínica cirúrgica, Elisabeth não tem previsão de alta. Sabendo disso, bateu a tristeza por não poder ver a gatinha que sempre ficava perto dela no dia a dia. Ao relatar o sentimento durante o atendimento interprofissional feito pela psicóloga Luana Schramm, a equipe não pensou duas vezes. 

Foram alguns dias de organização, pois há protocolos a serem seguidos por se tratar de um animal dentro de um ambiente hospitalar. No entanto, depois de validações, o encontro foi realizado.

— O objetivo da visita foi proporcionar uma experiência humanizada e minimizar o sofrimento psíquico e sintomas ansiosos que o processo de adoecimento, incertezas e longa internação podem causar. A visita foi baseada em estudos que evidenciam que o contato com animais de estimação libera neurotransmissores hormonais responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, bem como, ocorre a diminuição do neurotransmissor hormonal do estresse — afirma a psicóloga.

Continua depois da publicidade

Mia foi
Mia foi “visitar” a dona em hospital de Blumenau (Foto: Divulgação HSA)

O reencontro ocorreu no último dia 23 e após passar por uma cirurgia, Elisabeth se recupera com ainda mais ânimo para enfrentar o momento difícil. 

Assista ao reencontro

Leia também

Têxtil de Pomerode abre nova fábrica em Mirim Doce e mira outra em São Bento do Sul

Startup de Blumenau assina contrato com o Nubank

Projeto prevê a construção de dois galpões industriais gigantes em Blumenau