Uma equipe de socorristas dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul foi agredida e teve a ambulância depredada ao atender uma ocorrência na tarde deste domingo, em frente a Igreja Matriz, no Centro Histórico.
Continua depois da publicidade
De acordo com o bombeiro Geovan Leandro Baumgratz, que dirigia a ambulância, a guarnição foi acionada para atender a um mal súbito. Ao chegar no local, os socorristas constataram que o paciente estava embriagado.
A confusão começou quando três dos amigos do paciente quiseram entrar na ambulância para acompanhá-lo até o hospital. Porém, o protocolo permite que apenas uma pessoa faça o acompanhamento dentro da viatura. Indignados com a orientação dos bombeiros, os amigos que também estavam com sinais de embriaguez passaram a depredar a ambulância com um skate.
As janelas da viatura e equipamentos de primeiros-socorros foram danificados. Conforme relatou Geovan, até o próprio paciente agrediu os socorristas. Os bombeiros ficaram feridos por estilhaços dos vidros das janelas.
Continua depois da publicidade
– Tentamos salvar a viatura, mas infelizmente, quanto mais tentávamos afastá-los, mais eles nos agrediam – relatou o bombeiro.
Os rapazes que tem entre 18 e 21 anos tentaram fugir, mas foram presos pela Polícia Militar. O paciente embriagado também tentou correr, mas foi encontrado caído no chão minutos depois.
Pelo menos cinco garotos envolvidos na confusão foram detidos, incluindo o paciente. Eles foram autuados em flagrante por dano ao patrimônio público e ameaça e foram encaminhados ao Presídio de São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
A ambulância danificada teve que ir para o conserto. Como já havia outra ambulância parada, os Bombeiros Voluntários contam apenas uma unidade para atender ao município.