A única sobrevivente de Santa Catarina entre os cinco pacientes com coronavírus transferidos ao Espírito Santo para internação no mês de março recebeu alta médica nesta quinta-feira (22). Os outros quatro não resistiram à doença e morreram enquanto estavam hospitalizados no estado capixaba. 

Continua depois da publicidade

> “É uma guerreira”, diz filha de idosa que recebeu alta no ES

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Moradora de Chapecó, no Oeste de SC, Ivanir Terezinha de Almeida, de 70 anos, foi encaminhada ao Espírito Santo ainda em 6 de março, após o sistema de saúde catarinense colapsar, com o esgotamento das UTIs. O retorno a Santa Catarina é discutido entre o governo estadual e a família, segundo informações do G1SC.

Além de Ivanir, outros quatro pacientes foram enviados ao estado capixaba na mesma época. A intenção do Estado era realizar até 16 transferências para aliviar a fila de espera por leitos de UTI em SC, mas a operação foi encerrada depois que a rede de saúde do ES anunciou um aumento na demanda de pacientes. 

Continua depois da publicidade

> Um ano sem sentir cheiro e gosto: mulher de Joinville recuperada da Covid-19 descreve sequelas

> Fila de espera por leitos de UTI Covid em Joinville cai pela metade em uma semana

Quatro pacientes não resistiram

Os outros quatro pacientes transferidos para internação em UTIs do Espírito Santo não resistiram. A última morte entre os cinco enviados ocorreu no dia 25 de março, de um morador do bairro São Pedro, em Chapecó, com 67 anos. 

Daniel Pegoraro, 34 anos, foi o primeiro catarinense a morrer após a transferência. Ele foi levado para o estado capixaba no dia 3 e faleceu três dias depois. A segunda vítima foi Ivani Oliveira Ratkiewcz, de 63 anos, no dia 15. No mesmo dia o catarinense Hércules Antonio Senger, de 59 anos, também foi a óbito no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na cidade de Serra, região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.

Leia mais

Ciclone fecha portos de Itajaí e Navegantes e trará prejuízos em dólar

Cabeceira de ponte desaba e deixa carros presos em Brusque

Assassinato de motorista de aplicativo após assalto em São José tem quatro suspeitos; vítima era do Egito