“ Quem circula pelo trecho sul da BR-101 já está acostumado a enfrentar longos engarrafamentos em Laguna, nos dois sentidos. É preciso paciência e esperar que os veículos ultrapassem a região do canal de Laranjeiras, o principal ponto de estrangulamento.
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O tempo de arranca e para, nos sentidos Sul e Norte, nos finais de tardes de sextas e domingos, chega a, no mínimo, uma hora. A tendência é que esse tempo de espera seja ainda maior a partir de novembro, por causa da procura pelas praias. As obras da Ponte Anita Garibaldi estão em ritmo acelerado, mas sem chances de a travessia ser liberada antes de meados de 2015.
Nos dois pontos de estrangulamento, trechos Sul e Norte, antes de Laguna, nem sempre a Polícia Rodoviária Federal flagra os motoristas que insistem em rodar pelo acostamento. Agora, pelo menos, a multa por ultrapassar pelo acostamento saltará de R$ 127,69 para R$ 957,70. Espera-se que o custo maior iniba a ação dos motoristas.
Alguns podem dizer que o melhor seria investir mais dinheiro na educação do trânsito em vez de reajustar também as multas por ultrapassagem em lugar proibido, forçar ultrapassagem e disputar corrida/racha em percentuais que variam de 233% a 900%. Os novos valores estão valendo desde 1º de novembro.
A Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes poderiam colocar placas ao longo das rodovias com as informações sobre os valores das multas em caso de infração. Assim, os motoristas não poderiam alegar desconhecimento do que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1998.
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A duplicação da BR-101 reduziu, com certeza, o número de acidentes, mas a fatalidade ainda é grande por causa do excesso de velocidade e pela escassez de passarelas para pedestres ao longo dos mais 450 quilômetros da rodovia entre Garuva, no Norte, e Passo de Torres, no Sul.
Os usuários da BR-101 sul têm um alento, pelo menos. A rodovia duplicada no Morro dos Cavalos, nos dois sentidos, está próxima de ser totalmente liberada. “