Apesar do número populacional baixo, com pouco mais de 3,3 mil habitantes e mais de 100 anos de história a contar desde os primeiros desbravadores, o antigo Distrito de Vargedo, hoje Leoberto Leal, tem uma vasta cronologia repleta de acontecimentos marcantes. Terra de um povo trabalhador e hospitaleiro onde a maioria da população mora na área rural.

Continua depois da publicidade

O município é composto por 22 comunidades, cada qual apresentando suas singularidades. Nestas, podemos encontrar festas típicas, antigas tradições, sem falar nas belas paisagens compostas pelo verde exuberante das matas, as grutas que representam a religiosidade e a fé do povo leobertense e as cachoeiras de beleza sem igual.

No Centro da cidade há uma praça e avenidas acolhedoras, que retratam bem um ambiente interiorano. Uma cidade bem cuidada, aconchegante, que encanta muitos pela sua tranquilidade e que, aos poucos, vem crescendo. No entanto, como em todo e qualquer município, também já enfrentamos muitas dificuldades. Felizmente o povo leobertense tem garra, é batalhador. Seja nas épocas de estiagem ou de muita chuva, na fartura ou nas safras ruins, com trabalho e sabedoria vencemos juntos todas as adversidades.

Meu desejo não é o de provocar aqui uma visão romântica sobre o município, mas posso afirmar que sinto orgulho de fazer parte desta terra e ser leobertense.

Meu município é pequeno, distante e pacato, mas, como diz a letra do hino que cantamos com muito orgulho, “tua gente de honra e de fibra, irmanados num só ideal, és orgulho de Santa Catarina, minha querida Leoberto Leal”.

Continua depois da publicidade

Frase do prefeito

– Além de belezas naturais, tem a tradição de um povo trabalhador e compromisso com o Estado – Tatiane Dutra Alves da Cunha

Saiba mais

? População: 3.309 habitantes

? Localização: Grande Florianópolis, a 146 km da Capital

? Área: 291,19 quilômetros quadrados

? Emancipação: 12.12.1962

? Características: povo de origem alemã. Tem na economia voltado para o plantio de tabaco ecebola.

? Atrativos: turismo histórico, ecológico, rural e festas religiosas

? Curiosidades: é o berço do Rio Tijucas.

? Pontos turísticos: Museu Lindolfo Gonçalves, Gruta de Santa Edwiges, Gruta de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, Cachoeira do Nicolau Welter, Cachoeira dos Kammers e Comunidade Ribeirão dos Ovos