Com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Samae vai instalar 25 quilômetros de nova rede adutora para abastecer 17 bairros. As obras estão em curso na Rua Benjamim Constant, no Bairro Escola Agrícola. Segundo Matias, um reservatório para a Itoupava Central, com dimensões para quatro milhões de litros está licitado, mas só deve funcionar a partir de outubro de 2014.
Continua depois da publicidade
O diretor Administrativo do Samae, Artur Uliano afirma que outros dois projetos estão em análise no Ministério das Cidades:
_ O aumento da capacidade de captação de água bruta para a ETA II dará mais segurança e quantidade para tratamento, em que obras poderão ser empreendidas para aumento da produção. Outro projeto sob análise no Ministério das Cidades é o de aumento da capacidade de reservação de 60% da capacidade em todo o sistema.
Para estas obras, o presidente do Samae, Valdair Matias não estima prazos de conclusão. Afirma que elas dependem da captação de recursos. Outra alternativa, são as ETAs compactas que podem ser moduladas e ampliadas aos poucos. O planejamento destas estações menores, que diminuiriam o impacto nas grandes, deve iniciar no próximo ano.
Continua depois da publicidade