Um caso curioso, de uma ovelha que deu à luz filhotes quadrigêmeos em Mafra, no Planalto Norte, chama a atenção em Santa Catarina. O fato ocorreu na propriedade do agricultor Wilson Sauer e foi tema de uma reportagem exibida pela NSC TV no Jornal do Almoço deste sábado (12).
Continua depois da publicidade
O produtor rural conta que a ovelha sempre foi uma boa reprodutora, mas nunca imaginou que ela fosse ter quatro ovelhinhas de uma vez só. Foram dois machos e duas fêmeas — todos com saúde — que nasceram há duas semanas. Eles estão sob os cuidados da mãe e também da família, que auxilia na alimentação dos pequenos pompons.
Sauer conta como foi a surpresa de encontrar o quarteto no rancho após o parto.
— Fui ver e ela já tinha criado dois. Um estava saindo, e aí eu ajudei a tirar, coloquei no chão. Até achei que estava morto. Fiz uma massagem, e ele voltou. Então eu pensei “ah, são três”, já que ela já tinha tido trigêmeos outras vezes. Aí saí de lá, e quando voltei, tinha mais um. Quatro no total — relembra Wilson Sauer.
Um parto de quadrigêmeos envolvendo ovelhas não é frequente. Acontece uma vez a cada 2 mil no caso da raça Île-de-France, que é a que Sauer tem na propriedade. Outro ponto curioso da história é de que a concepção ocorreu de forma natural, sem inseminação artificial, o que torna o caso ainda mais raro. À NSC TV, o médico veterinário Cesar Henrique Pescher Júnior explica:
Continua depois da publicidade
— É uma raça que tem o gene da prolificidade, ou seja, um gene que induz a ovelha a ter mais partos múltiplos. Como ela teve vários partos múltiplos, tudo indica que ela tenha esse gene.
Com informações de Kleber Pizzamiglio, NSC TV