Ovas de tainha assadas no forno, fritas ou curadas, são a essência da comida de outono e inverno dos manezinhos da Ilha e do nosso litoral. É o nosso caviar. Prepare a sua com as minhas sugestões abaixo:

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Ova de tainha frita é a preferida dos manés

Esqueça as calorias, o que vale é o sabor único e a textura crocante ao fritar corretamente. Para deixar o ambiente perfumado, coloque umas folhinhas de alfavaca no azeite e aqueça bem. Seque com um pano as ovas e depois coloque na frigideira, deixando fritar quatro minutos de cada lado. Retire, faça um corte no meio das ovas de um lado ao outro, salgue e pingue umas gotas de limão galego, que além do azedo, quebra a gordura e dá sabor.

Ova de tainha assada no forno

Utilizando uma forma untada com manteiga, coloque o par de ovas virado para cima, faça um corte de um lado ao outro, salgue levemente e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Sirva cortando em fatias pingadas com limão galego.

Ova de tainha ralada

Frita ou assada no forno, a ova pode ser ralada sobre massa ou risoto como se fosse o queijo parmesão. Dá um toque de sabor maravilhoso. Quando a tainha é assada no forno, normalmente é recheada com uma farofa temperada, misturada com a ova ralada ou cortada em pequenos pedaços.

Continua depois da publicidade

Leia também

Qual o segredo do sabor do queijo parmesão

Salada com tainha escalada; veja receita

Camarão ensopado com chuchu tradicional

Como fazer um churrasco com picanha suculenta