“ Um estudo da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (SP) iniciado em 2011 constatou que o número de mortes por câncer de mama no Brasil é maior do que nos Estados Unidos devido à falta de diagnóstico precoce. Não fosse isso, apontou a pesquisa, a sobrevida das brasileiras seria equivalente à das norte-americanas. A pesquisa comparou informações de pacientes do Hospital do Câncer de Barretos (SP) com dados de cerca de 47 mil mulheres com câncer de mama dos Estados Unidos, obtidos pelo programa SEER (The Surveillance, Epidemiology and End Results).
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o estudo, nos países desenvolvidos a relação de mortes por câncer de mama anualmente é de 19 a cada 100 diagnósticos. Na América do Sul a proporção sobe para 29,8 mortes. No continente africano, a situação é ainda pior: a cada 100 mulheres com a doença 60 morrem.
Os números mostram que a prevenção e o diagnóstico precoce são decisivos para alcançar a cura. E é esse alerta que as atividades do Outubro Rosa estão fazendo a todas as mulheres. O movimento, iniciado há duas décadas nos EUA, ganha novas formas e novos adeptos a cada ano em todo o mundo. Em Santa Catarina, as associações de voluntárias, ao lado do Cepon, têm papel fundamental na promoção dos eventos e nós, da Fahece, nos sentimos felizes em apoiar essas iniciativas.
O Outubro Rosa é um movimento popular internacional cujo nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou o laço cor-de-rosa e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De lá para cá o movimento cresceu mais e mais. Hoje inauguramos uma nova temporada, cheios de otimismo. Que as ações do Outubro Rosa 2013 sensibilizem e mobilizem a todos.“
Continua depois da publicidade