As chuvas e temperaturas altas devem fazer Santa Catarina começar outubro em alerta para chuva intensa e volumosa. Nesta sexta-feira (1), perturbações de médio e alto nível na atmosfera, combinadas com o deslocamento de uma área alongada de baixa pressão sob o Estado com o Rio Grande do Sul tendem a causar temporais isolados com alto volume de chuva.
Continua depois da publicidade
As informações são da Defesa Civil, que avisa sobre o risco moderado a alto de ocorrências relacionadas a esse tempo.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
No amanhecer desta quinta (30), a previsão é de máxima de 20°C, e a tarde deve ser nublada com temperaturas de até 25°C no Litoral Sul, na região de Lages, e 16°C no Planalto Sul, próximo a Criciúma. No restante do Estado, a média varia entre 17°C a 22°C.
Na sexta, outubro começa com condições que possibilitam pancadas de chuva com temporais isolados, em especial, na região Centro-Leste de SC. Há risco de moderado a alto para estragos relativos a chuva volumosa, segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Mas, de acordo com previsões da Epagri/Ciram, as chuvas não deverão ser mais frequentes. No decorrer de outubro, novembro e dezembro o fenômeno La Niña, que afeta Santa Catarina nesse período, fará que o volume de chuvas venha, inclusive, abaixo da média. Neste mês pode haver episódios de chuva mais intensos, mas devem diminuir conforme o trimestre avança.
Leia também
Balneário Camboriú vai à Dubai original em busca de investimento
Flores da primavera: como plantar e cultivar
Cobra é encontrada viva dentro de couve-flor em Florianópolis