Dois boxes do Mercado Público, dos três que permaneciam fechados, tiveram a reabertura liberada pela Procuradoria Geral do Município no final da tarde desta sexta-feira. Dois fiscais da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) de Florianópolis retiraram os lacres por determinação do secretário Salomão Mattos Sobrinho.
Continua depois da publicidade
– Ficamos satisfeitos com o resultado, pois observamos um grande esforço dos comerciantes para manter seus estabelecimentos com a renegociação das dívidas – avalia o secretário.
Apenas um box que estava fechado há um ano e meio não teve a dívida renegociada e permanece fechado.
Entenda o caso
Continua depois da publicidade
::. Janeiro – A gerência do Mercado Público encaminhou à procuradoria do município um relatório com 56 casos de inadimplência no pagamento do aluguel de boxes do Mercado Público, que somavam mais de R$ 3 milhões. Alguns comerciantes já deviam há mais de 10 anos aos cofres públicos.
::. Maio – Os comerciantes inadimplentes foram notificados e receberam um prazo de 30 dias para procurar o Pró-Cidadão e renegociar as dívidas. Podiam parcelar em até 24 vezes.
::. 5 de junho – O prazo inicial chegou ao fim e apenas 16 boxes haviam regularizado a situação. A prefeitura concedeu um prazo de 15 dias para que os outros 40 devedores pagassem a conta.
Continua depois da publicidade
::. 20 de junho – Até a data prevista, apenas oito comerciantes haviam negociado a dívida. A gerência do Mercado Público procurou os outros 32 pessoalmente e pediu que renegociassem para evitar a interdição dos boxes no dia seguinte.
::. 21 de junho – Os cinco boxes que amanheceram irregulares foram interditados pela prefeitura. No início da manhã, dois comerciantes regularizaram a situação.