Devido à ausência dos fenômenos El Niño e La Niña*, o outono será mais próximo das médias previstas para os meses de Abril, Maio e Junho. Clóvis Correa, meteorologista da Epagri, diz que durante os próximos três meses, as mudanças de tempo devem ser clássicas da estação: pouca chuva, ar seco, nevoeiros nas primeiras horas da manhã e grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima).
Continua depois da publicidade
Segundo o blog do Puchalski, o comportamento dos oceanos, principalmente do Pacífico, deve contribuir para as características do tempo em Santa Catarina. A média de chuvas ficará na normalidade, e deve ser mais baixa que durante o verão – ficando com valores de 100 a 180mm mensais – consequência natural da nova estação. As chuvas serão preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos.
– Mesmo assim, não descartamos anormalidades isoladas durante os próximos meses. Podemos ter períodos de veranico, temporais e, em junho, podemos ter neve na Serra – ponderou Correa.
Continua depois da publicidade
Veja a galeria das fotos de Outono
O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico causado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico. Isso afeta do clima regional e global, mudando os padrões do vento e causando, portanto, um aumento das chuvas nas regiões tropicais. O La Niña tem as características opostas, pois é o esfriamento anormal das águas do pacífico. As consequências também são contrárias.