Toda vez que um carro é lançado, o consumidor se pergunta: o que tem de novo? Às vezes, os atributos do veículo precisam de um tempo para emplacar e conquistar a simpatia do público. O Peugeot 208 é um bom exemplo. Apresentado há um ano na Europa, onde recebeu 13 prêmios internacionais e teve mais de 250 mil unidades vendidas no período, o 208 tenta agora seduzir o brasileiro.
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A proposta da montadora francesa é ousada. Projeta vender cerca de 2,5 mil unidades por mês e ocupar um espaço que, na avaliação da fabricante, está vago no mercado: o segmento compacto premium. O problema é competir com rivais fortes de preço inferior. Mas a Peugeot espera surpreender. Aposta em um produto de qualidade para fazer o consumidor desembolsar um pouco mais.
Com design esportivo por dentro e por fora, o 208 chama a atenção por onde passa. As lanternas em formato bumerangue e o teto transparente deixam o modelo sedutor. No teste feito por Sobre Rodas entre a cidade do Rio de Janeiro e Búzios, a cada parada para fazer um lanche ou troca de motorista, curiosos se aproximavam para perguntar algo a respeito do veículo.
Na apresentação, Frédéric Drouin, diretor-geral da Peugeot do Brasil, destacou que o 208 é um dos lançamentos mais importantes da marca nos últimos anos, com um design capaz de mantê-lo atraente por muito tempo. A fabricante investiu R$ 800 milhões no projeto na unidade de Porto Real (RJ) desde 2010, envolvendo diretamente 780 funcionários em torno do novo carro.
Duas versões – Allure e Griffe – foram disponibilizadas para o test-drive de quase 400 quilômetros de ida e volta do aeroporto do Galeão a Búzios, na região dos Lagos.
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O motor 1.6 de 122 cavalos da Griffe é mais valente nas retomadas e potente nas acelerações. Conforme a montadora, o propulsor 1.5 tem potência de 93 cavalos. Em ambos os modelos, a direção elétrica progressiva se ajusta conforme a velocidade. O 208 tem opções de câmbio mecânico, de cinco marchas, e automático, de quatro. Todas as versões têm freios ABS. O porta-malas conta com capacidade para 285 litros.
No interior da cabine, o acabamento é de primeira qualidade. O motorista pode fazer algumas extravagâncias, como ajustar a altura do volante e deixá-lo como se estivesse pilotando um kart. Por isso, o painel de instrumentos está mais afastado, diferente do habitual.
Uma central multimídia equipa os modelos Allure e Griffe, com Bluetooth. É possível colocar no ar as músicas que estão no smartphone sem precisar “espetá-lo” no carro. Tem ainda um GPS integrado, em português. Não dá para esquecer o teto transparente, encontrado nas versões intermediária e top de linha. Quase emendado ao para-brisa, confere um charme especial ao veículo e permite que os passageiros, especialmente os de trás, consigam ver o céu quando quiserem. Uma cobertura acoplada à cabine fecha o ambiente.
O Peugeot 208 chega às concessionárias no dia 13 abril. De acordo com a montadora, 50% da produção estará focada na Allure, 25%, na Griffe e 25%, na Active.
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Jean Balbinotti viajou a convite da Peugeot