Após garantir a medalha de ouro nos 50m peito no Mundial de Xangai, Felipe França viu sua conquista ser questionada por sites americanos que apontaram um suposto movimento ilegal na chegada da prova.
Continua depois da publicidade
O site “Swimming World Magazine” exibe imagens de uma câmera subaquática que flagram uma golfinhada – movimento de pernas realizado pelo brasileiro – que não é permitido pela Federação Internacional de Natação (Fina).

Os árbitros da Federação não utilizam o recurso de vídeo e não perceberam a irregularidade. Como não houve recurso dos adversários, a medalha de Felipe deve ser mantida. A imagem subaquática mostra que Felipe dá uma golfinhada, e a câmera de cima revela que o brasileiro é o único a levantar água da piscina com os pés na hora de chegada.
A Fina só permite uma ondulação na saída da prova e uma após cada virada, quando o corpo está totalmente submerso. Na chegada, os nadadores não estão submersos, e a pernada de Felipe – semelhante à do nado borboleta – o ajudou a chegar mais rápido na borda. Felipe fez o tempo de 27s01, 18 centésimos a menos que o italiano Fabio Scozzoli, medalha de prata.
As informações são do globoesporte.com.
Continua depois da publicidade