A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordou nesta sexta, dia 2, em ajudar na segurança dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 e da Eurocopa deste ano, em Portugal, como parte de uma renovada ofensiva contra o terrorismo após os ataques a trens em Madri.
Continua depois da publicidade
A Grécia pediu a ajuda da Otan nos Jogos, que serão realizados de 13 a 29 de agosto, incluindo patrulha aérea e marítima e equipamentos para proteger o local contra ataques de armas de destruição em massa. Apesar de gastar três vezes mais em segurança do que o dispendido em Sydney/2000, por causa do aumento das preocupações desde os ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, os gregos estão suscetíveis às interferências internacionais nas obrigações domésticas.
Portugal também está investindo em segurança e pediu que aviões de reconhecimento da Otan ajudem a vigiar o país durante a Eurocopa, de 12 de junho a 4 de julho. Os ataques a bomba de 11 de março mataram 191 pessoas em Madri e aumentaram as preocupações de Portugal, que apoiou os Estados Unidos na guerra contra o Iraque no ano passado e tem tropas paramilitares no país do Oriente Médio.
As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade