A Páscoa é daqui a exatamente um mês, mas em Pomerode a comemoração começa hoje repleta de flores, enfeites e chocolates em uma festa que colore a cidade inteira. A Osterfest, o festival de Páscoa germânico na cidade mais alemã do Brasil, abre as portas da sétima edição. Até 5 de abril funcionará de quinta-feira a domingo com entrada gratuita e reunirá a tradição alemã no jeito de comemorar a Páscoa, com costumes religiosos e atividades para toda a cidade.
Continua depois da publicidade
Veja também
::: Vila de Páscoa de Blumenau começa dia 15
Imponente, a Osterbaum – tradicional árvore enfeitada com ovinhos – é vista antes mesmo de se entrar no Centro de Pomerode. Ela é o ícone do festival, com 15 metros de altura e mais de 82 mil ovos de plástico – quatro vezes mais que em 2014. A altura e quantidade de cores fazem da Osterbaum um monumento à Páscoa, montada com a ajuda de 60 voluntários que prenderam, um a um, milhares de enfeites coloridos. A organização espera que ela vá para o Guinness World Records como a maior árvore de Páscoa do mundo.
– Ela ficou deitada no chão, onde os voluntários fizeram todo o trabalho de decoração em poucos dias. Com ela pronta, um guindaste ergueu a Osterbaum para o centro da Osterfest -explica Rejane Kock Goede, da Associação Visite Pomerode, organizadora do evento ao lado da prefeitura da cidade.
Continua depois da publicidade
Confira a galeria de fotos da Osterbaum:
Na grande árvore os ovos são de plástico, mas a tradição alemã ainda é cultivada. Em uma parceria com a comunidade, os moradores foram incentivados a levar cascas de ovo para a organização. Durante o evento o material será usado em oficinas de pintura para as crianças, resgatando os enfeites germânicos. A programação ainda inclui oficinas de decoração de cupcakes, pintura de bolachas de Páscoa, coelhos de madeira e panos de louça.
– A ideia é trazer o espírito da Páscoa para toda a cidade, envolvendo moradores, associações da região, escolas e empresas, que estão apoiando e até ajudando a enfeitar as árvores – conta Rejane.
Na entrada da Osterfest, pequenas Osterbaums foram enfeitadas por grupos voluntários de associações de idosos e crianças com deficiência.
O festival procura também mostrar costumes preservados em Pomerode, como procissões no domingo de Páscoa e crenças como a da “água da Páscoa”, em que a pessoa precisa tirar um copo de água de alguma corrente natural no dia de Páscoa, guardar e tomar somente no ano seguinte, assim que acordar no domingo de Páscoa, em silêncio absoluto. Segundo a tradição, a água contém propriedades que trazem saúde e beleza.
Continua depois da publicidade
Cores invadem diversos pontos da cidade
Em parceria com uma empresa de linhas, a artista paulista Marie Castro foi até Pomerode para uma intervenção artística que dá ainda mais cor ao Centro da cidade. Os 36 metros da ponte do Rio do Testo amanheceram “vestidos” com diversos enfeites de crochê e tricô. A decoração inteira foi bordada por Marie e outras quatro ajudantes durante o dia inteiro.
A artista conta que promove intervenções como esta em São Paulo desde 2010 e que esta foi sua primeira vez na região. A ideia é presentear a cidade espalhando o colorido da Osterfest por outros pontos.
Serviço
– A Osterfest ocorre no Centro Cultural de Pomerode, na Rua Hermann Weege, de quinta a domingo, das 10h às 18h, até 5 de abril.
Assista ao vídeo da Osterfest: