A 14ª Osterfest começa nesta quinta-feira (17) em Pomerode, no Vale do Itajaí. Após dois anos suspensa por causa da pandemia da Covid-19, a maior festa de Páscoa da América Latina está de volta com várias atrações. A programação vai durar dois meses, com atividades de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Nesta edição, a organização decidiu ampliar o número de dias do evento para evitar aglomerações e oferecer uma experiência melhor e mais segura aos visitantes, que deverão seguir os protocolos sanitários. Da última vez que a festa ocorreu, em 2019, recebeu mais de 250 mil pessoas.

A Osterfest celebra as tradições da data cristã trazidas pelos colonizadores alemães e mantidas pela comunidade de Pomerode até hoje. Confira abaixo algumas das atrações do evento para 2022.

Osterbaum, a primeira a entrar no Guinness

A primeira atração da Osterfest a ganhar projeção internacional foi a árvore de casquinhas naturais. A Osterbaum, como é chamada, representa a morte e ressureição de Jesus Cristo, conforme a crença cristã. 

Continua depois da publicidade

O galho seco simboliza a tristeza e as casquinhas de ovos naturais representam o renascimento.

Em 2017, uma edição da árvore com mais de 100 mil casquinhas entrou para o Guinness World Records. Desde então, todos os anos a cidade se mobiliza na arrecadação e montagem da árvore, que sempre ganha novas cores.

Osterbaum é uma das principais atrações e encanta com centenas de casquinhas
Osterbaum é uma das principais atrações e encanta com centenas de casquinhas (Foto: Patrick Rodrigues/Arquivo )

Maior ovo decorado do mundo

Em 2019, outra atração conquistou os visitantes e entrou para o livro dos recordes. O maior ovo decorado do mundo tem 15 metros de altura e reproduz a cada ano uma obra de arte.

Na Osterfest deste ano, três artesãos foram convidados para homenagear a técnica Bauernmalerei: Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes. 

Presente em artesanatos de Pomerode, a estética traz elementos campestres com cores vivas e sombras delicadas. Flores, pássaros e arabescos fazem parte da obra.

Continua depois da publicidade

Rafaela Trapp, Davi Gomes e Zelia Klöppel Rengel adotaram o estilo Bauernmalerei
Rafaela Trapp, Davi Gomes e Zelia Klöppel Rengel adotaram o estilo Bauernmalerei (Foto: Osterfest, Divulgação)

Oficinas, gastronomia e artesanato

As crianças podem entrar no clima do evento com a mão na massa. Uma oficina gratuita de pintura de casquinhas pode ser aproveitada gratuitamente. Por valores simbólicos, também é possível participar da pintura de bolachas e costura de coelhos de pano.

Já a praça de alimentação conta com dezenas de opções de pratos para diversos públicos e gostos, assim como a venda de artesanato local, que soma várias lojas e produtos para que os visitantes possam levar a uma representação da tradição para casa.

Cuidados sanitários

Diversos cuidados foram tomados pela organização para oferecer segurança aos visitantes. Além da ampliação das datas, pela primeira vez o evento terá controle de acesso. O espaço não terá mais de 40% da capacidade ocupada, como adiantou o colunista Evandro de Assis

Seguindo determinações do governo do Estado, será necessária apresentação do comprovante de vacinação com duas doses para maiores de 18 anos e pelo menos uma dose para crianças a partir de 12 anos. 

Continua depois da publicidade

Os visitantes podem ainda apresentar um exame negativo RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou antígeno nas últimas 48 horas. O uso de máscaras será obrigatório e a organização vai orientar os visitantes a respeito dos cuidados.

Anote na agenda!

14ª Osterfest

Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h

Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)

Entrada gratuita