O sul-africano Oscar Pistorius, de 24 anos, tornou-se nesta terça o primeiro atleta paraolímpico da história a conseguir vaga no Mundial da modalidade. Em uma prova disputada em na cidade italiana de Lignano, o fundista que teve as duas pernas amputadas com 11 meses de idade cravou 45s07 nos 400m rasos, e ficou abaixo do índice exigido para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul – 45s25 -, que começa no fim de agosto.
Continua depois da publicidade
A marca, melhor da carreira do atleta, garantiu também a presença do sul-africano nos Jogos Olímpicos de Londres (ING). Para ir à Inglaterra, porém, ele terá de ser convocado para fazer parte de seu país na competição, o que ainda não é certo.
– Sinto-me incrível, a pressão acabou. Estava confiante, mas nunca em minha vida pensei que conseguiria bater minha marca pessoal com esta margem – comemorou o africano, recordista mundial nos 100m, 200m e 400m paraolímpicos.
Em 2008, Oscar Pistorius conseguiu na justiça o direito de lugar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Porém, ele não conseguiu o índice. Na disputa com atletas com deficiência, foi medalha de ouro nas três provas das quais é recordista.
Continua depois da publicidade