O arquiteto Oscar Niemeyer está em franca recuperação. A declaração foi feita nesta manhã, durante entrevista coletiva concedida pelo médico Fernando Gjorup, diretor geral do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde Niemeyer está internado.

Continua depois da publicidade

Segundo o médico, ainda não há previsão de alta, mas a expectativa é que ele volte para casa.

– Não há previsão de alta, ninguém está com pressa de mandar ele para casa. Está evoluindo. Se continuar no rumo em que ele está, ele volta para casa, não sei quando, mas isso deve acontecer – diz.

De acordo com o médico, a função renal do arquiteto foi prejudicada, em razão de uma gripe, mas no momento está “em franca melhora”.

– Qualquer um que pega uma gripe forte fica na cama, imagina ele, na idade dele. Ele desidratou e afetou o rim, mas evolução é bastante favorável – afirmou o médico.

Continua depois da publicidade

Niemeyer tem 104 anos. Gjorup disse também que o arquiteto se encontra lúcido, não depende de nenhum aparelho, respira espontaneamente e está comendo espontaneamente.

– Niemeyer está na unidade intermediária, onde o coração e a oxigenação estão sendo monitorados – disse. O médico disse ainda que Niemeyer está conversando e interagindo com a família.

Em 15 de dezembro, o arquiteto completará 105 anos. Em outubro, ele ficou duas semanas internado por causa de uma desidratação. No mês de maio, Niemeyer deu entrada com desidratação e pneumonia, com passagem pela UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.