Água limpa, banho seguro e serviços para os banhistas. Esses são alguns dos requisitos essenciais para que uma região ganhe o “Oscar das praias”, o selo Bandeira Azul. No Norte de Santa Catarina, cinco praias já haviam sido bem avaliadas e ganhado o selo. Agora, outras duas localidades foram indicadas e vão passar por um júri internacional para receber o título.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Essas novas localidades são as praias Central e Ponta do Jacques, em Balneário Piçarras. Outra praia, que leva o nome da cidade, já havia recebido o selo em anos anteriores. Com as novas indicações, a cidade do Norte de SC poderá ter três praias “Bandeira Azul”, mesmo número de Bombinhas e Balneário Camboriú.

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Além disso, a cidade com o maior número de praias eleitas pelo selo no Brasil é São Francisco do Sul, com quatro trechos, sendo Ervino, do Forte, da Saudades ou Prainha e Praia Grande. A cidade também poderá receber o selo Bandeira Azul pela Marina VillaReal.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina como um todo também tem destaque nacional. Das 49 inscrições aprovadas em todo o país, 22 são praias e marinas catarinenses, sendo 17 praias e cinco marinas.

O que é o selo Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul existe mundialmente, tendo sido criado pelo Foundation for Environmental Educatione (FEE) e trazido ao Brasil em 2006 pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Até a temporada 2022/2023, 31 praias e 11 marinas em todo o país foram certificadas no fim do ano passado, entre elas, 15 praias e quatro marinas catarinenses.

A temporada 2024/2025 passa por avaliação internacional. O resultado final da premiação será divulgado após a reunião do júri, em outubro, com a cerimônia de entrega da Bandeira Azul marcada para o dia 1º de novembro. 

Continua depois da publicidade

— Santa Catarina tem se destacado ano após ano pela qualidade de suas praias e marinas. A expansão do programa no estado reforça o compromisso com a conservação ambiental e a excelência turística, tornando a região um destino de referência para turistas — disse Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa.

Para ganhar o selo Bandeira Azul, as localidades precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Qualidade da água: a água deve ser limpa e segura para banho, conforme padrões internacionais.
  • Segurança e serviços: a praia deve oferecer segurança e serviços adequados aos banhistas, como banheiros, salva-vidas e infraestrutura para pessoas com deficiência.
  • Gestão ambiental: a praia deve ter um plano de gestão ambiental que garanta a proteção do meio ambiente.
  • Sustentabilidade: a praia deve adotar práticas sustentáveis, como a redução do consumo de energia e água.
  • Educação ambiental: a praia deve promover ações de educação ambiental para conscientizar os banhistas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Leia também

Morador de SC gasta mais de R$ 1 milhão para “se tornar Madonna” e fica conhecido mundialmente

Sustentabilidade e cooperação: economia solidária é alternativa para transformação social em SC

Empresa de Joinville é investigada por desvio de R$ 2,5 milhões na compra de remédio contra câncer