“ No ano de 1911, quando os primeiros 14 jovens ingressaram em uma escola agrícola, não sabiam eles que no futuro a tecnologia criada para a produção do setor agropecuário seria difundida e aplicada por estes profissionais. A profissão é reconhecida pela lei 5.524/68 cuja regulamentação se deu por meio dos decretos 90.922/85 e 4.560/2002.
Continua depois da publicidade
O técnico agrícola é um profissional liberal incluso no grupo 35 da CNPL. Em nosso Estado a lei 7.500/88 institui o dia 5 de novembro como o dia do profissional. O salto dado pelo agronegócio catarinense e brasileiro tem a participação decisiva desses profissionais, que no seu dia a dia, ao longo dos anos, acompanham as tecnologias e inovações desenvolvidas para o setor agropecuário, cabendo a difusão destas tecnologias aos produtores assistindo-os pela extensão rural, seja ela pública ou privada.
Cerca de 9 mil técnicos agrícolas atuam em Santa Catarina nos mais diversos setores produtivos, garantindo a produção de alimentos de forma sustentável e dentro dos mais elevados níveis tecnológicos, buscando a excelência da produção agropecuária, fazendo chegar aos produtores o que de mais moderno existe – a diversificação e agregação de valores ao produtor rural é o objetivo.
Temos orgulho em dizer que fizemos parte do setor produtivo. Em cada ação ou projeto existe um profissional técnico agrícola atuando, seja na elaboração de projetos, na assistência técnica, no planejamento, na garantia da qualidade ou na administração do empreendimento agropecuário. Nos orgulhamos ainda porque aprendemos a fazer fazendo. Nossa caminhada continua na busca da produção de alimentos de forma equilibrada e com respeito ao meio ambiente, ajudado no combate à fome e dando dignidade aos homens. Esta é a nossa missão. “
Continua depois da publicidade