O cálcio é o nutriente que está mais presente em nosso corpo, sendo fundamental para o funcionamento pleno do organismo. Ele está presente nos dentes, nos ossos e nos músculos e em várias outras partes dos nossos sistemas. Mas, apesar de ser tão importante, muitas pessoas não sabem os sinais de que o nutriente está faltando.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Confira nesta matéria o que é, quais os alimentos mais ricos, e os avisos que o nutriente está em níveis mais baixos do que deveriam.
O que é o cálcio?
De acordo com o instituto de Saúde Pública de Harvard, o cálcio é um nutriente que desempenha muitas funções no corpo. Mais conhecido por manter os dentes e os ossos saudáveis, também ajuda a controlar o ritmo cardíaco e as funções nervosas. A maior parte da reserva do cálcio fica nos ossos, cerca de 99%. Ao passo que o 1% restante é dividido entre o sangue, os músculos e outros tecidos.
Continua depois da publicidade
A quantidade recomendada do nutriente varia a depender da idade. Um adulto deve consumir cerca de 1000mg por dia. Enquanto recomenda-se que idosos aumentem para 1200mg/dia.
Funções do cálcio no organismo
Detalhando um pouco mais, as funções principais do cálcio são:
Fortalecimento de dentes e ossos
De acordo com o Portal UOL, o cálcio se faz muito importante na formação e no reforço das estruturas ósseas e dentárias. Assim, o nutriente previne quadros como fraturas, quedas e a osteoporose.
Doenças cardiovasculares
Atualmente, existem duas visões quanto ao uso de cálcio e suas correlações com doenças cardiovasculares.
Continua depois da publicidade
Se consumido da forma correta, o nutriente facilita a circulação sanguínea. Isso acontece pois a substância facilita contrações e relaxamentos musculares. Entretanto, estudos citados pelo artigo da Universidade de Harvard sugerem que se a quantidade de cálcio ultrapassar muito o que for recomendado, pode acabar acontecendo o efeito inverso.
Contudo, essa correlação ainda está sendo estudada.
Funções cerebrais
O cálcio também ajuda o sistema nervoso central, enviando sinais de forma mais eficiente por todo o corpo.
Desse modo, a deficiência do nutriente pode gerar um mal funcionamento desse sistema, causando sintomas como formigamentos e cãibras.
Continua depois da publicidade
Alimentos ricos em cálcio
Ainda segundo o instituto de Harvard, alguns alimentos contém uma quantidade interessante de cálcio. Por isso, devem ser incluídos na nossa dieta diária. Veja a lista:
- Laticínios (de vacas, ovelhas e cabras) e leite vegetal fortificado;
- Queijo;
- Iogurte;
- Sardinha enlatada e salmão;
- Amêndoas.
Continua depois da publicidade
Além de várias opções mais difíceis de serem encontradas aqui no Brasil.
Sinais de que o Cálcio está em falta no corpo
Agora que já sabemos o que é o cálcio e quais os alimentos onde ele é mais abundante. Trouxemos uma lista com alguns sinais de que o seu corpo pode estar sofrendo com a deficiência de cálcio.
De acordo com o portal UOL, os sintomas são os seguintes:
- Dores e espasmos musculares;
- Sensação de formigamentos na boca e na região das mãos e dos pés;
- Cáries dentais;
- Unhas frágeis e quebradiças;
- Insônia;
- Opacidade na pele e nos cabelos.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o UOL, a deficiência de cálcio é diagnosticada através de densitometria óssea, que define a massa óssea em regiões como fêmur e lombar.
Testes laboratoriais como cálcio iônico e cálcio sério para medir o nutriente no organismo.
Quando a suplementação é necessária?
Habitualmente, os adultos saudáveis conseguem repor naturalmente o cálcio, sem precisar de medicação ou qualquer outro tipo de suplemento.
Basta consumir a quantidade necessária do nutriente através da alimentação. Entretanto, a suplementação de cálcio é indicada para quem sofre de quadros como osteoporose e raquitismo, problemas intestinais e doenças celíacas. Assim sendo, aplica-se cálcio a mais além de vitamina D para ajudar na absorção.
Continua depois da publicidade