Erro # 1
::: Priorizar alimentos ricos em açúcares e gorduras, como chocolates, balas, folhados, salgadinhos e frituras, como pastéis e batatas fritas.
Continua depois da publicidade
Erro # 2
::: Montar a lancheira sempre com suco artificial ou refrigerante. Ambos contêm muitas calorias e nada de nutrientes. As crianças devem ser incentivadas, desde cedo, a beber água para hidratar-se.
Erro # 3
Continua depois da publicidade
::: Oferecer alimentos de apenas um grupo alimentar. A lancheira deve conter alimentos de três grupos: construtores (leites e derivados), energéticos (pães, bolos, biscoitos) e reguladores (frutas ou suco).
Erro # 4
::: Levar alimentos perecíveis, como pão com requeijão, iogurte ou sanduíche de presunto e queijo, sem o cuidado adequado. Acondicionados em uma lancheira plástica simples, podem causar intoxicação alimentar.
Erro # 5
::: Misturar os alimentos. Mesmo dentro da lancheira, cada tipo de alimento deve ser acondicionado em uma embalagem individual (pote, filme plástico ou papel alumínio). Um sanduíche sem proteção pode entrar em contato com a casca da banana que não foi devidamente higienizada, por exemplo, e ser contaminado por um micro-organismo.
Erro # 6
::: Exagerar nas quantidades. Cuidado com o tamanho das porções.
Erro # 7
::: Repetir sempre o mesmo lanche. Procure variar os alimentos e investir em um visual atraente, estimulando o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças.
Continua depois da publicidade
Turbine a lancheira com opções saudáveis – e gostosas
::: Suco
::: Sanduíche de pão integral
::: Iogurte
::: Biscoito integral
::: Torta de legumes
::: Bolo
::: Frutas
Elimine os alimentos muito calóricos – e pouco nutritivos
::: Fast food
::: Refrigerante
::: Bolacha recheada
::: Batata frita
::: Pastel
::: Torta
::: Salgadinho