A rodada final do turno do Campeonato Catarinense, que ocorre entre quarta e quinta-feira, polarizou a luta pelo título e pela vaga na decisão entre Chapecoense e Criciúma. Também definiu a luta na parte de baixo da tabela. O DC levantou alguns números que os pontos corridos evidenciam e fatos que levaram à caminhada tranquila da Chape e ao Tigre surgir como único grande a desafiar o Verdão. Também avaliamos o porquê de o outro representante na elite nacional, o Figueirense, estar passando vergonha ao encerrar a primeira fase lutando contra o rebaixamento. A ascensão do Avaí, a sensação Inter de Lages e a irregularidade do JEC também estão na projeção.
Continua depois da publicidade
Veja a tabela do Campeonato Catarinense
Chapecoense
Números em destaque
Continua depois da publicidade
Aproveitamento geral na competição
83% (invicto)
Melhor público pagante do campeonato
18.829 (Total)
Melhor defesa
3 gols sofridos
Verde, mas maduro
O turno do Verdão foi digno do melhor catarinense na Série A de 2015. Invicto, é o favorito ao título, que será decidido amanhã, na Arena Condá, com o Criciúma. Lá, tem o apoio de sua torcida (foi o time que mais levou público até agora) e conta com as estatísticas: só tomou dois gols em casa (lembrando que o Tigre só será campeão vencendo com dois gols de diferença).
Pique mantido
“Acredito que a Chapecoense não vá perder o pique no returno, acho o time ainda mais favorito. Por manter uma base, terá vantagem sobre os demais, que vão ter de contratar e entrosar seus times”. Giovane Klein, repórter da RBS TV
Criciúma
Números em destaque
Vitórias em clássicos
3 (100% de aproveitamento)
Desempenho em casa
10 pontos (83%)
Maior número de jogadores decisivos
Elvis e Bruno Lopes (3 gols)
Jheimy e Ezequiel (2 gols)
Cavalo de força
Apesar de ter muitos jogadores jovens, demonstrou ter um grupo com talentos individuais promissores. E apostou em um técnico, Roberto Cavalo, identificado com a cidade e o clube. Apesar de oscilar muito, tem opções decisivas entre os atletas, com destaque para Elvis, Bruno Lopes e Ezequiel, além do experiente zagueiro Diego Giaretta.
Continua depois da publicidade
Grupo na mão
“Acredito que o Criciúma ainda vai encaixar mais suas peças no returno. Vejo o treinador Roberto Cavalo com o grupo na mão, sabendo administrar as oscilações que um grupo jovem tem. Ainda há jogadores importantes para entrosar, acho que o elenco pode sonhar mais alto”. Rogério Dimas, repórter da Rádio Difusora
Avaí
Números em destaque
2º Melhor ataque
(14 gols, atrás do Inter, que tem 15)
Sequência invicta
4 jogos (3 vitórias, 1 empate)
Jogador decisivo
William, 4 gols
Tudo azul
O experiente William, ídolo da torcida, cumpre a função de emprestar experiência e fazer gols. O time é irregular, mas está com moral por vitória no clássico e por boa sequência sem perder. Também tem jovens talentosos que deram resposta positiva e podem garantir um segundo turno promissor ao time de Raul Cabral.
Oscilação continua
“Projeto um time do Avaí, na segunda fase da competição, na mesma batida do turno. Vai oscilar bons e maus momentos, dificilmente vai lutar pelo título. Mas acho que o Leão já está no lucro devido à expectativa (ou falta de) que se tinha”. Renato Semensati, comentarista da CBN/Diário e TVCOM
Continua depois da publicidade
Inter de Lages
Números de destaque
Melhor ataque
15 gols
Artilheiro
6 gols (Isac)
Invicto em casa
2 vitórias e 3 empates
Postura de grande
O Inter de Lages confirma a boa campanha que se projetava, voltando a colocar o Planalto Serrano no mapa do futebol catarinense. Tem um atacante certeiro, Isac, e um time consistente que mira uma vaga na Série D do Brasileiro e que demonstrou correr por fora na briga pelo título do returno.
Surpresa segue
“O segundo turno para o Inter de Lages será mais complicado, muito porque os times grandes devem melhorar de desempenho e o time do Inter fica mais conhecido também. O estilo do Waguinho Dias é muito ofensivo e ele deve manter isso, principalmente com os times que lutam por uma vaga na Série D, esse é o principal objetivo do time. Mesmo assim, acredito que o Inter pode continuar surpreendendo no segundo turno, principalmente por causa dos jogos em casa”. Victor Hugo, repórter da RBS TV
Joinville
Números em destaque
Desequilíbrio como visitante
1 gol marcado fora de casa
Desequilíbrio como mandante
0 de saldo (marcou 7, levou 7)
Empata muito
5 empates em 8 jogos
Ave, Maria
O JEC apresenta sérios problemas para impor seu jogo. E também não conseguiu vencer nenhum clássico do turno. Trouxe de volta Hemerson Maria para reconstruir o time e o moral do grupo. O técnico já conseguiu melhorar o desempenho e agora visa um returno melhor contra os grandes.
Continua depois da publicidade
Returno competitivo
“O que falta para o JEC é vencer. Vejo evolução tática e técnica e projeto um time competitivo no returno. Se vencer o Guarani, acho que o público voltará em massa à Arena”. Elton Carvalho, editor do jornal A Notícia.
Figueirense
Números em destaque
Pior ataque
6 gols marcados
Ataque inoperante
0 jogadores com mais de 1 gol (Clayton não joga mais)
Pior sequência no campeonato
4 derrotas consecutivas e um empate
Realidade constrangedora
Cotado para ser o principal rival da Chapecoense, o Figueirense decepcionou e luta contra o rebaixamento. Tem reforços importantes para o returno, como He-Man e Dodô.
Time vai melhorar
“Não sou tão pessimista a ponto de ver o Figueirense lutando contra o rebaixamento, nem tão otimista para acreditar que uma recuperação o leve a mirar o título. Mas com os reforços, o time vai melhorar”. Paulo Branchi, narrador da CBN Diário.
Continua depois da publicidade
Clique na imagem abaixo e navegue pelo especial.