Entre altos e baixos, a Ponte Preta entrou na briga pelo acesso a partir da chegada de Gilson Kleina, no início de outubro. Sob o comando do treinador, foram oito partidas e sete vitórias. O único “tropeço” foi o empate por 1 a 1 contra o Fortaleza, campeão antecipado da Série B do Brasileiro. Apoiada na empolgação, a Macaca terá na Ressacada, às 17h de sábado, a missão de aumentar a sequência vitoriosa para conquistar o acesso à elite de 2019.

Continua depois da publicidade

Assim como o Avaí, a Ponte Preta também foi rebaixada no ano passado. Nesta temporada, a Macaca sofreu com a desorganização em boa parte da campanha que teve três treinadores até chegar em Kleina. Doriva iniciou o trabalho na Série B e foi substituído por João Brigatti, que deu lugar para Marcelo Chamusca. A mudança de comando deu novo gás e a equipe paulista foi de 1% para 62% de chance de acesso, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os pontos fortes da Ponte Preta

Campanha na Série B

A Ponte entrou pela primeira vez no G-4 apenas na rodada passada. Assim como o Avaí, a Macaca é uma visitante indigesta e tem, ao lado do Goiás, a segunda melhor campanha fora de casa (atrás apenas do próprio Leão). O desempenho contra times do G-4 chama a atenção: duas vitórias (Fortaleza e Goiás) e três empates (Fortaleza, Goiás e Avaí). Falta justamente o segundo duelo com o Leão.

Números com Kleina

Quando Gilson Kleina assumiu para iniciar sua terceira passagem pelo clube, a Ponte estava a seis pontos da zona de rebaixamento e a oito do G-4. O principal objetivo era fechar a temporada sem grandes sustos em relação à degola. Com a arrancada de sete vitórias e um empate (aproveitamento de 91,6%), a Macaca passou de quase eliminada a forte candidata ao acesso.

Continua depois da publicidade

Desfalques e trocas

O capitão João Vitor, suspenso, é o único desfalque confirmado. Paulinho, com inflamação no joelho, e Hyuri, com entorse no tornozelo, ainda são dúvidas. Eles serão reavaliados hoje. A princípio, o time titular terá duas mudanças, com Nathan no lugar de João Vitor e a volta de Tiago Real, livre de suspensão, para a saída do atacante Victor Rangel.

André Luis é o principal jogador da Macaca na Série B
André Luis é o principal jogador da Macaca na Série B (Foto: Fábio Leoni / Ponte Preta)

Cuidado com eles

André Luis é o principal nome. Com 11 gols, é o artilheiro do time na Série B (e também na temporada) e virou xodó da torcida desde que marcou duas vezes na vitória por 3 a 2 sobre o rival Guarani. O desempenho já rendeu um contrato para o Corinthians ano que vem. O goleiro Ivan, o lateral Danilo Barcelos e o atacante Júnior Santos são os outros destaques da Macaca.

Velhos conhecidos

A Ponte tem em seu elenco seis jogadores que passaram pelo futebol de SC. Os volantes Lucas Mineiro (ex-Chapecoense), João Vitor (ex-Criciúma e Figueirense) e Paulinho (ex-Criciúma), o meia Tiago Real (ex-Joinville) e os atacantes Roberto (ex-Figueirense, Avaí e Criciúma) e Victor Rangel (ex-Marcílio Dias e Guarani de Palhoça). Mineiro e Real serão titulares.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela da Série B do Brasileiro

Leia mais notícias sobre o Avaí