Seguindo com a lista, trazemos agora o Livro III dos Salmos – este que é o mais extenso da Bíblia Sagrada. Justamente pelo seu tamanho, cada uma das escrituras aborda temas e períodos históricos bastante específicos. Por conta disso, além de trazer os Salmos 73-89, vamos te explicar também um pouco do contexto das mensagens e quais são as principais. Confira!
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Do que trata o Livro III dos Salmos?
De acordo com o site Teologia do Trabalho, o Livro III dos Salmos é um capítulo cheio de lamentações, no qual o salmista está tomado pelo medo do julgamento de Deus. A partir dele é possível analisar a fidelidade do Cristão, ou a falta dela, perante o seu Senhor. Já segundo o Church of Jesus Christ, esses livros representam a figura de um Deus juiz, que tem a capacidade de destituir os juízes terrenos e tirar do caminho todos os obstáculos perante seu povo.
Continua depois da publicidade
Quais os principais Salmos do Livro III?
Assim como foi dito anteriormente, esse livro é rodeado de temor e insegurança. Tanto que no Salmo 86, Davi suplica a Deus para que o responda e guie ele e o seu reino através do caminho da verdade. Já no 83, Davi pede que Deus confunda os inimigos do Povo de Israel. Por fim, o Salmo seguinte, o 84, ressalta que o caminho certo é o do Senhor para seus fiéis, mesmo que às vezes pareça que não.
Todos os Salmos do Livro III
- Salmo 73: Deus é bom para Israel — Os iníquos e os ímpios prosperam neste mundo — Eles serão consumidos de terrores na vida futura — Aqueles que confiam no Senhor serão recebidos em glória.
- Salmo 74: Ó Deus, lembra-Te da tua congregação escolhida — Os iníquos destroem o santuário e queimam sinagogas — Ó Deus, lembra-Te deles por suas obras e salva Teu povo.
- Salmo 75: Os justos louvam e dão graças ao Deus de Jacó — Eles serão exaltados — Deus é o juiz, e os iníquos serão condenados.
- Salmo 76: Deus é conhecido em Judá e habita em Sião — Ele livrará os mansos da Terra.
- Salmo 77: Os justos clamam ao Senhor — Eles se lembram das maravilhas do passado e de como Ele redimiu os filhos de Jacó e guiou Israel como a um rebanho.
- Salmo 78: Os israelitas devem ensinar a lei do Senhor para seus filhos — O Israel desobediente provocou o Senhor no deserto — Recapitulam-se as pragas do Egito — O Senhor escolhe e abençoa Judá e Davi.
- Salmos 79: As nações dos gentios destroem Jerusalém e profanam o templo — Israel roga perdão e libertação.
- Salmos 80: Israel roga ao Pastor de Israel pedindo que os liberte, que os salve e que faça resplandecer o Seu rosto sobre eles.
- Salmo 81: Ordena-se a Israel que cante louvores a Deus — Se os israelitas tivessem seguido o caminho do Senhor, teriam triunfado sobre seus inimigos.
- Salmo 82: Assim diz o Senhor: Vós sois deuses e filhos do Altíssimo.
- Salmo 83: Pede-se a Deus que confunda os inimigos de Seu povo — Jeová é o Altíssimo sobre toda a Terra.
- Salmo 84: Os justos clamam ao Deus vivo — É melhor estar à porta da casa do Senhor do que habitar nas tendas dos ímpios — Nenhuma coisa boa é retida daqueles que andam em retidão.
- Salmos 85: O Senhor fala de paz a Seu povo — A verdade brotará da Terra (o Livro de Mórmon), e a retidão olhará desde o céu.
- Salmo 86: Davi implora misericórdia a Deus e é salvo do inferno mais profundo — O Senhor é bom e abundante em misericórdia — Todas as nações se prostrarão diante Dele.
- Salmo 87: O Senhor ama as portas de Sião, e Ele próprio estabelecerá Sião.
- Salmo 88: Oração de alguém que se sente abandonado e pergunta se a benignidade do Senhor será anunciada na sepultura.
- Salmo 89: Salmo messiânico — Cântico que narra a misericórdia, a grandeza, a justiça e a retidão do Santo de Israel — O Senhor estabelecerá a semente e o trono de Davi para sempre — Deus fará com que Seu Primogênito seja maior que os reis da Terra.
Continua depois da publicidade