Pedro Clemente está predestinado a ser um aventureiro. Nascido às 12h47min desta quinta-feira, em Florianópolis, o menino veio ao mundo antes mesmo de chegar à maternidade. A mãe Juliane Rute Santana da Rosa, de 22 anos, estava na Praia da Armação quando começou a sentir as contrações do parto. Tomou sol, banhou-se no mar quando o ciclo aumentou.

Continua depois da publicidade

Vídeo: O que o futuro reserva para os catarinenses nascidos em 2015

Primeiro bebê nascido em Joinville em 2015 é uma menina

Às pressas, foi para casa para tomar banho e tentar chegar à maternidade. Na iminência de Pedro vir ao mundo, a Polícia Militar Rodoviária ajudou a liberar o caminho até a Unidade de Pronto Atendimento do Sul da Ilha, no Rio Tavares.

Continua depois da publicidade

Foi onde o menino nasceu, com 3,8 quilos. Ele vem reforçar as estatísticas: nascem mais homens do que mulheres no Estado. Ao chegar no primeiro dia de 2015 em Santa Catarina, Estado que lidera boa parte dos índices de qualidade de vida no país, Pedro já tem um caminho traçado, pelo menos se o destino o fizer seguir o atual retrato das fases da vida dos catarinenses (assista ao vídeo com as estatísticas).

Assim, iria para a faculdade até os 24 anos, se casaria aos 29, teria dois filhos e até se divorciaria pouco após completar as bodas de cristal, aos 15 anos de casados. Isso, se o estilo de vida das famílias não mudar.

Até mesmo o nome Pedro reflete as estatísticas: é o quarto mais escolhido pelos pais para meninos no Brasil. O bebê e a mãe seguiram para a Maternidade Carmela Dutra, onde receberam o atendimento pós-natal.

Continua depois da publicidade

Lá, explica a enfermeira Janine Cardozo, havia nascido cinco crianças até as 15h. Mas uma pequena mulher, ainda sem nome, contrariou os dados por ter sido a primeira a nascer na unidade em 2015.

Além dela e de Pedro, vieram Gustavo, Isabella e Rafael Inacio nas primeiras horas do dia e Heloá Valentina, de Joinville, uma das mais ligeiras de Santa Catarina, nascida à 0h04min, no Hospital Dona Helena.

Os primeiros de 2015 em SC

Pedro Clemente nasceu com quase quatro quilos às 12h47min de quinta-feira, em Florianópolis, na UPA do Sul da Ilha, porque a mãe não chegou ao hospital em tempo. (Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Continua depois da publicidade

Gustavo, filho de Guilherme Dias e Gabrielle Córdova da Luz, nasceu às 15h, em Florianópolis. (Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Ainda sem nome porque os pais esperavam um menino (as três ultrassonografias não conseguiram identificar o sexo do bebê, segundo a mãe Jaciara Vieira), todo o enxoval da garotinha é de cor azul. A menina é a sexta filha de Jaciara, moradora de Tijucas. Ela foi a primeira a nascer na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, às 2h04min. (Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Isabella é a segunda criança de Luana da Silva Mendonça, de Florianópolis. A menina nasceu às 7h30min. (Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Continua depois da publicidade

Rafael Inacio é filho da uruguaia Lucia Antonella, de 35 anos. Nasceu às 10h26min na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. Foi o único a nascer por cesariana nas primeiras horas do dia 1º. (Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Heloá Valentina é uma das primeiras crianças catarinenses de 2015. Ela nasceu à 0h04min no Hospital Dona Helena, em Joinville. (Foto: Salmo Duarte / Agência RBS)