As organizações são formadas por diversos elementos, a começar pela estrutura interna, pela identidade visual, pelos valores, missão e visão, passando pela estrutura hierárquica e culminando na cultura e no grupo de colaboradores.
Continua depois da publicidade
Para que uma empresa funcione bem, é preciso que todos estes elementos estejam ligados e que funcionem no mesmo ritmo. Quando não há aderência entre os elementos formadores de uma companhia, acontece a rotatividade. E quais são os prejuízos que a alta rotatividade pode trazer para as organizações?
:: Leia mais sobre gestão e negócios
Uma organização que observa um jogo de cadeiras muito frequente em seu grupo de colaboradores, que observa caras novas todos os meses e, principalmente, que custa a manter um funcionário por mais de um ano prestando serviços, deve avaliar que tipo de problema está ocorrendo.
Isso porque estar sempre com funcionários novos aprendendo os mesmos processos trava o desenvolvimento do serviço da empresa. Um funcionário experiente, que está na organização por mais de um ano, pelo menos conhece processos, dificuldades e facilidades envolvidos no trabalho realizado e, além de produzir mais e melhor, pela habilidade adquirida, ainda pode proporcionar melhorias de acordo com sua experiência.
Continua depois da publicidade
A alta rotatividade tira a chance de a organização criar um grupo bem encaixado de trabalho, o que, por sua vez, diminui as chances de evolução e melhoria dos serviços prestados.