As empresas que fazem o abastecimento de água nas praias do Norte de Santa Catarina vão usar os dois feriadões que antecedem a temporada (nesta segunda-feira e no dia 2 de novembro) como testes para garantir que não faltará água na temporada de 2015/16.

Continua depois da publicidade

O aumento da capacidade de captação no rio Saí-mirim, tratamento e distribuição de água, campanhas para evitar o desperdício e até postos avançados de atendimento aos clientes são algumas das medidas que estão sendo postas em prática para evitar as cenas já tradicionais do verão na região: torneiras vazias e, no lugar do descanso, muita dor de cabeça.

Segundo o diretor da Companhia Águas de São Francisco do Sul, Ricardo Miranda, a prioridade, neste momento, é garantir o abastecimento na temporada.

A companhia assumiu a concessão em janeiro deste ano, no meio da temporada e com uma série de serviços funcionando em conjunto com o extinto Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), empresa que operava o sistema.

Continua depois da publicidade

Esta é a primeira temporada com total responsabilidade da nova concessionária.

– A gente está fazendo uma série de investimentos. O principal é a ampliação da disponibilidade de água tratada – diz Miranda.

A empresa afirma que as mudanças serão postas em prática até o começo de dezembro. Hoje, a empresa tem capacidade de tratar 140 litros de água por segundo. A expectativa é de que esse número suba para 210 litros de água por segundo no verão.

Em Barra Velha, a expectativa é de que os investimentos da Casan nos últimos dois anos e o cronograma de ações deem resultados nesta temporada, quando cerca de 120 mil pessoas pisam a areia das praias, triplicando a população da cidade.

Continua depois da publicidade

– Houve a troca de filtros, o aumento da captação da água e foram instaladas novas tubulações para os bairros mais distantes – disse o prefeito Claudemir Matias.

Em Balneário Barra do Sul, atendida pela Casan, o diretor da companhia na cidade, Gercino Lucas Baraúna, garante que todas as melhorias já foram feitas.

– Está tudo preparado. Se não houver nenhum contratempo e chover bem, não teremos problemas. Neste momento, estamos investindo R$ 38 milhões no projeto de esgoto sanitário – disse.

Continua depois da publicidade

É preciso que haja pelo menos entre 70 mm e 100 mm de chuva por mês para que todos os sistemas da região permaneçam estáveis.

Em Itapoá, onde a empresa privada Itapoá Saneamento assumiu o serviço de água e esgoto, há problemas para a conclusão da nova estação de tratamento.

O licenciamento ambiental está em análise há mais de dois anos na Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Mas a empresa diz que há medidas para não faltar água.

Continua depois da publicidade

– Além das tradicionais ações de temporada que temos tomado, como caminhões-pipa, campanhas de conscientização sobre o uso da água, entre outras, temos as novas adutoras, que geram um aumento considerável de pressão em bairros em que historicamente faltava água – informou a empresa em nota.

Onde buscar informações e ajuda em caso de falta de água

SÃO FRANCISCO DO SUL

Águas de São Francisco do Sul (particular)

Onde – Shopping São Francisco – Rua Barão do Rio Branco, nº 377, sala 22.

Horário comercial.

Telefone 0800-595-4444

Site – www.aguasdesaofranciscodosul.com.br

ITAPOÁ

Itapoá Saneamento (particular)

Onde – rua Lindóia, 328 – Itapema do Norte, Itapoá/SC.

Horário comercial.

Telefone – 0800 643 2750

Site – www.itapoasaneamento.com.br

BALNEÁRIO BARRA DO SUL

Casan (estatal)

Onde – rua João Machado, nº 233, Centro.

Horário comercial.

Telefones – (47) 3448-1195 ou 0800 6430195

Site – www.casan.com.br

BARRA VELHA

Casan (estatal)

Onde – rua Carlos Maia, nº 127, Centro.

Horário comercial.

Telefones – (47) 3456-1979 ou 0800 6430195

Site – www.casan.com.br

BALNEÁRIO PIÇARRAS

Casan (estatal)

Onde – rua Albano Schultz, nº 61, Centro.

Horário comercial.

Telefone – (47) 3345-0739 ou 0800 6430195

Site – www.casan.com.br