O verão é um dos momento do ano onde as pessoas mais saem na rua. Tanto para ir na praia, quanto para ir na rua, parques e etc. Mas para sair no sol existem recomendações para evitar queimaduras e a possibilidade de aumentar as chances de câncer de pele. As autoridades em saúde sugerem a não exposição ao sol das 10h até as 16h, para não sofrer qualquer tipo de incômodo ou risco.
Continua depois da publicidade
Mas afinal de contas, quais as razões técnicas para haver uma recomendação tão específica? Fomos até os órgãos oficiais para entender e mostrar os motivos pelos quais devemos evitar exposição solar nesta faixa.
Riscos de exposição ao sol no verão
Antes de mais nada, precisamos explicar como são os efeitos dos raios solares no corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os raios ultra-violetas (UV) têm efeito cumulativo, ou seja, ficam na pele e podem causar diversas mudanças. A exposição prolongada pode causar desde o aparecimento de pintas, sardas, manchas e rugas, além de tumores benignos e malignos.
Continua depois da publicidade
Sobre os diversos tipos de cânceres de pele, a maioria deles têm uma relação direta com a exposição aos raios do sol. Principalmente o raio UVB, até por isso, as pesquisas aumentaram e descobriram os horários onde a incidência desse tipo de raio é mais forte.
Qual a razão dessa recomendação de horário?
Certamente, existe uma recomendação de não se expor ao sol entre 10h e 16h, e existem razões técnicas para tal definição. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa de horário tem uma maior incidência de raios UVB, conhecido como o principal causador de câncer de pele. Além disso, quanto mais próximo do meio-dia maior o risco de aumentar o nível de UVB.
Por outro lado, o Ministério da Saúde destaca que o bronzeado acontece progressivamente, levando de dois a três dias para liberar a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele bronzeada. Assim, não adianta ficar muito tempo se expondo ao sol, já que isso não acelera o processo.
Continua depois da publicidade
Recomendação para se expor ao sol no verão
Nem sempre é possível evitar a exposição ao sol nesses horários, o Ministério da Saúde têm recomendações para o que fazer quando precisar tomar sol entre as 10h e 16h.
- Proteção solar: Segundo o Ministério da Saúde, é fundamental a proteção com algum tipo de filtro. Sendo que deve-se aplicar 30 minutos da exposição e reaplicar a cada duas horas.
- Chapéu: Chapéu com aba grande pode ajudar a proteger áreas propensas à exposição solar, como pescoço e orelha.
- Sombra: Ficar na sombra de um guarda sol, por exemplo, é benéfico, mas não substitui a proteção. Isto pois os raios refletem em outras superfícies
Leia também
8 dicas para curtir o verão em Santa Catarina