Caro leitor, se você leu a palavra “clássicos” no título desta reportagem e em seguida “gourmet show” na linha de apoio certamente imaginou um público sentado, com bracinhos para cima, cantando todas as músicas não é mesmo? Bem, confesso que eu também esperava algo do gênero, mas não foi isso que aconteceu durante o show d’Os Paralamas do Sucesso na Capital, ops, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Antes mesmo da banda que surgiu em 1982 — fez e ainda faz a história do rock brasileiro — aparecer no palco, os fãs já estavam em pé esperando o melhor momento para começar a registrar tudo. Com celular em mãos, eles fizeram fotos, vídeos, selfies e dancinhas animadas com a finalidade de publicar tudo, tudo mesmo, nas redes sociais. Fico pensando como os fãs registravam esses momentos nos anos 1980 e 1990. Seria em câmeras fotográficas analógicas, com filmes que demorariam dias para serem revelados e só depois compartilhados em álbuns que mais tarde ficariam esquecidos em um armário empoeirado? Quem sabe as mesmas lembranças ainda fiquem na memória…
Continuando. Bastou começar os acordes de Meu Erro e Cuide Bem do Seu Amor para que o público fosse ao delírio e completasse todas as frases de um emotivo Herbert Vianna. Não só Herbert, mas claro que mais ele do que os outros integrantes — até mesmo porque o cantor é o líder e a alma da banda — traz consigo uma melancolia difícil de explicar. Em 30 anos de carreira e de parceria ele não precisa olhar para o lado, onde estão Bi Ribeiro e João Barone, para saber qual será a próxima música e ao mesmo tempo as entoa de forma dolorida, como em despedida ou tentativa de esquecer o que passou.
O trecho em que canta “olhos fechados pra te encontrar, não estou ao seu lado, mas posso sonhar. Aonde quer que eu vá, levo você, no olhar”, literalmente de olhos fechado, entrega ou pelo menos dá uma dica sobre o motivo pelo qual a banda se recusa a dar entrevistas sobre o acidente que tirou a vida da mulher de Herbert, Lucy Needhan-Vianna, e o deixou em uma cadeira de rodas há 16 anos.
Apesar do episódio ser traumático, frames da recuperação de Herbert e o dia em que ele ganhou alta do hospital após o acidente são exibidos no telão durante o show. Aliás, há vídeos e momentos da banda passando a todo momento atrás do trio. Uma enciclopédia que se mistura com a história da música brasileira e do próprio país.
Continua depois da publicidade
Os Paralamas do Sucesso fizeram parte da história de muitos brasileiros e foram trilha sonora de muitos casais apaixonados. Além de todo o romantismo, marca do trio, o público também foi à loucura com canções como Óculos, Vital e Sua Moto e Uma Brasileira. Em alguns momentos a plateia chegou a sentar, saborear um petisco e beber alguma coisa, mas no início e no fim da apresentação do trio em Blumenau, as pessoas fizeram questão de acompanhar em pé a performance do grupo.
Herbert, Bi e João executam com perfeição as canções e dominam os instrumentos que os acompanham por mais de três décadas. Afinal, os clássicos são feitos por quem conhece bem o que faz.