Quando um filme lança um vídeo de divulgação em que seus personagens cantam Estamos fazendo uma sequência, por causa da demanda popular […] É o que fazemos em Hollywood, e todo mundo sabe que as sequências nunca são tão boas, é de se preparar para uma obra cheia de ironia e alfinetadas na indústria cinematográfica.
Continua depois da publicidade
Se estes protagonistas são os Muppets, personagens infantis que carregam fãs desde que surgiram, ainda na TV, em 1976 (sem contar os personagens que já povoavam a Vila Sésamo, desde 1969), a história fica ainda mais interessante. E é isso mesmo que a Walt Disney fez ao promover Os Muppets 2 – Procurados e Amados, sem medo de assumir o que todo mundo já esperava.
Depois do sucesso de Os Muppets em 2011, quando a turma de bonecos foi reunida após “décadas de ostracismo”, era natural que se apostasse em um novo filme com os personagens. No entanto, as chances desta continuação superar o primeiro da série eram mínimas, daí esta coragem de anunciarem no trailer que Os Muppets 2 não seria tão bom – o que não significa que ele não é um ótimo filme, com direito a piadas inteligentes e um roteiro bem amarrado.
Se faltam agora a sensibilidade nostálgica do anterior, é porque Kermitt (ou Caco, o Sapo, como os brasileiros o conhecem), Miss Piggy, Fozzie, Gonzo e companhia já voltaram a fazer parte do mundo do entretenimento e passaram a ser amados pelas crianças da nova geração, e é hora de viverem novas aventuras.
Depois de superarem os problemas do passado e reconquistarem o antigo teatro, os Muppets ressurgem em cena exatamente no ponto em que o primeiro filme parou. É quando percebem que as câmeras continuam focadas neles, e que precisam se mexer para fazer o grupo manter o sucesso.
Continua depois da publicidade
Para isso, contam com um empresário, Dominic Badguy (vivido por Ricky Gervais), que decide que a melhor ideia é levá-los em uma turnê mundial. No entanto, durante a viagem, Kermit é confundido com um perigoso sapo, o criminoso Constantine. Idêntico ao líder dos Muppets – exceto por uma pinta providencial no rosto – o bandido aproveita esta confusão para se infiltrar no grupo.
Totalmente diferente do sério e pessimista Kermit, Constantine conquista a todos, que não podem imaginar que o verdadeiro sapinho-estrela está em prisão de segurança máxima na Sibéria, controlada à mão de ferro por Nadya (Tina Fey). A salvação fica por conta de um investigador francês da Interpol (Ty Burrell) que passa a seguir os passos do grupo, já que uma porção de roubos de obras de arte estão exatamente nos mesmos lugares das apresentações de Piggy, Gonzo e cia.