Os insetos são alguns dos seres vivos mais importantes para a biodiversidade do Planeta Terra. Desde os polinizadores até os predadores e presas, todos realizam tarefas essenciais para a sua ou para a existência de outros animais – incluindo, aqui, os seres humanos. Assim, por mais que algumas espécies nos incomodem ou gerem medos, não podemos subestimá-las.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
E a diversidade de animais na natureza é tão grande que existem até mesmo insetos “gigantes” que podem ser encontrados em alguns locais bem específicos do mundo.
Continua depois da publicidade
Pensando nesse fato curioso, trouxemos para vocês uma lista com cinco dos mais “gigantes” insetos da natureza. Confira abaixo – mas tenha cuidado com suas fobias!
Os insetos “gigantes” do mundo
Antes de mais nada, vale ressaltar que essa lista é baseada no site especializado Treehugger. Veja, então, quais são os insetos “gigantes” do mundo, suas características e como se assemelham.
Continua depois da publicidade
5: Mariposa atlas
Para começar, vamos ao arquipélago da Malásia, onde podemos encontrar a Mariposa Atlas. Conhecida pelo nome científico de Attacus atlas, ela é considerada a maior mariposa do mundo. De acordo com o site Animal Diversity, a Mariposa Atlas vive em florestas tropicais e subtropicais, sendo que as fêmeas são maiores que os machos. Para se ter ideia, a envergadura das asas de uma fêmea pode chegar a 25cm.
4: Besouro-golias
O Besouro-golias, de nome científico de Goliathus goliatus, não é nenhum exagero. Esse inseto está presente em todo continente africano, pesando mais de 60 gramas e tendo 10cm de comprimento. Mas não é só isso: ele também é muito forte. Segundo o Museu de Zoologia da Universidade de Cambridge, ele consegue carregar 10 vezes mais que o seu peso.
3: Weta gigante
Presente na Oceania, mais precisamente na Nova Zelândia, o Weta gigante está fortemente presente na biodiversidade de seu país.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Departamento de Conservação do Governo Neozelandês, esse invertebrado estava presente em locais como Auckland e as ilhas ao norte. Porém a destruição do habitat os tirou de lá. Por conta disso, atualmente, existem programas de preservação que querem manter o Weta gigante intacto em certos ambientes.
Em, apenas a título de curiosidade, uma fêmea da espécie já chegou a pesar 71 gramas, sendo o inseto mais pesado já encontrado no mundo.
2: Bicho-pau
Vale ressaltar aqui que o Bicho-pau não é uma espécie só, e sim um gênero que junta várias delas parecidas. De acordo com o museu de Ciências Naturais da Unicentro, esse tipo de inseto se confunde e se camufla como galho de árvore para pegar as presas. Por isso, leva esse nome. Os maiores desse gênero chamado de Phasmatodea são os bengalas, que podem chegar a uma média de 55 centímetros.
Continua depois da publicidade
1: Besouro-titã
Por fim, temos um inseto que está presente aqui no Brasil. O Titanus giganteus, ou Besouro-titã, está presente nas regiões amazônicas e de florestas tropicais brasileiras, colombianas, equatorianas, guianenses e peruanas. De acordo com o Portal Amazônia, o inseto pode ter 30 centímetros e pesar até 70 gramas.