Com a apresentação da Operação Veraneio 2013/2014 aos cônsules nesta terça-feira surgiu uma discussão nas redes sociais: Como estaria o tratamento aos turistas estrangeiros em Santa Catarina? O presidente da Santur e secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, diz que pesquisas anuais feitas pela Santur mostram a satisfação de que vem para o Estado.

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Diário Catarinense – O senhor acredita que o turista é bem tratado quando vem a Santa Catarina?

Valdir Walendowsky – Partindo do princípio de que em nossas pesquisas presenciais os índices de satisfação são altíssimos e a maioria volta, essa já é a resposta para a pergunta. E não é uma pesquisa feita pela internet, pelo Facebook. É presencial. Você volta para um lugar que o atendimento é pior de onde você mora? Ninguém volta. O Estado está evoluindo muito nesse sentido, com ações na iniciativa privada, aumento dos desembarques, bons receptivos nos aeroportos. Há um movimento por parte dos empresários para buscar qualidade e capacitar o pessoal.

DC – O que o senhor percebe que pode ser melhor, tendo como comparação outros países que já visitou?

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Walendowsky – Precisamos melhorar muito a questão da língua. As pessoas, não só quem presta atendimento direto ao turista, deve falar mais línguas. Santa Catarina está cada vez mais se internacionalizando. Mas os comentários de quem vem de fora é que o catarinense é um povo muito receptivo com estrangeiros.

DC – Quais são as ações tomadas para melhorar o atendimento ao turista estrangeiro?

Walendowsky – Devido à Copa do Mundo, o Ministério do Turismo destinou verbas para o Brasil inteiro para cursos em vários segmentos do turismo. Estão sendo promovidos pelo Sistema S (Sebrae, Senai, Sesc, Sest, Senat, Senac) em várias cidades. São cursos para recepcionistas de hotel, garçons, depende da necessidade de cada região.

DC – Qual seriam os setores mais deficitários em Santa Catarina?

Walendowsky – Onde há maior rotatividade é onde existe a maior necessidade de treinamento. Garçons, camareiras, receptivos de hotel e atendentes de postos são funções que exigem capacitação constante.

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