Apenas Cruzeiro e Sport entram em campo no próximo final de semana pelo Campeonato Brasileiro – domingo, às 17h, no Mineirão. Todos os outros 18 times folgarão, incluindo os quatro representantes de Santa Catarina, por causa dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Tempo para refletir, treinar, corrigir as falhas das últimas rodadas e estabelecer novas estratégias.
Continua depois da publicidade
Veja outras notícias sobre futebol
Confira a tabela da Série A
Mas nem todos têm a mesma missão. A Chapecoense já está garantida na elite do futebol nacional, porém, enfrenta o Internacional, adversário que sempre traz bom público à Arena Condá e que é treinado por Argel Fucks, técnico que tem rivalidade com o presidente do Verdão, Sandro Pallaoro.
Continua depois da publicidade
Professor Kmarão analisa as chances de rebaixamento:
Se a Chape está de sangue doce, Avaí, Figueirense e Joinville precisam desesperadamente pontuar para escapar do rebaixamento. A situação mais complicada é do JEC que, segundo o matemático e colunista do Diário Catarinense, Professor Kmarão, precisa vencer todos os jogos para se salvar.
Situação complicada também na Capital
A dupla da Capital também não tem vida fácil. O Avaí não vence há sete jogos e precisa de duas vitórias e um empate nas últimas quatro rodadas para se livrar da degola. Ainda mais agora que o técnico Gilson Kleina foi demitido.
O Figueirense também vive um jejum no Brasileirão. São quatro partidas sem vencer. Para escapar do Z-4, o Alvinegro tem que fazer seis pontos.
Continua depois da publicidade
Por todos esses motivos, a pausa para trabalhar chegou em boa hora. Mas afinal, o que as equipes precisam arrumar?
Tempo para treino: 9 dias
Desfalques: Rudinei, Éverton Silva, Marquinhos, William e Jubal
O que fazer: A defesa continua em debate no Avaí. Afinal, o Leão é o time que mais sofreu gols na Série A: são 55 em 34 rodadas. Essa será a principal missão do técnico interino Raul Cabral, que ficará no lugar de Gilson Kleina que foi demitido na última terça-feira a noite. Sem Jubal, suspenso, Emerson (foto) deve voltar à titularidade contrao JEC, dia 18. Agora a chuva deve atrapalhar menos a equipe, permitindo Cabral trabalhar o meio de campo, um dos problemas na derrota para o Atlético-PR. No ataque, o treinador poderá ter o retorno de William, liberado para treinar, contra o Fluminense, no dia 22.
Tempo para treino: 10 dias
Desfalques: Bruno Rangel, William Barbio e Gil
O que fazer: Garantida na elite em 2016, a Chapecoense deu um dia a mais de folga para seus atletas e retorna aos trabalhos hoje. Mesmo assim, quem acredita que o Verdão jogará as últimas rodadas sem a mesma concentração de antes se engana. Contra o Inter, dia 19, a Chape tem a missão de manter o bom retrospecto contra gaúchos. Por exemplo, ano passado, na Condá, o time goleou o Inter. Mais uma vez o meia Camilo (foto) estará em campo. Ele foi autor de um dos gols do triunfo de 2014 que entrou para a história do clube.
Continua depois da publicidade
Tempo para treino: 9 dias
Desfalques: João Vitor, Felipe e Luan
O que fazer: O Figueirense retorna aos treinos comemorando a volta de Yago e Dudu (foto). Com eles o time fica mais consistente. Mesmo assim, o técnico Hudson Coutinho deverá concentrar as forças nesses dias no ataque. Sem vencer a quatro jogos, o Furacão desperdiçou chances contra Coritiba e Atlético-MG que poderiam ter garantido uma reta final mais tranquila. Nas últimas quatro rodadas a equipe fez apenas um gol, mas finalizou 46 vezes, sendo dessas 16 ao gol. Hora de melhorar a pontaria para encarar a Ponte Preta, dia 18, fora.
Tempo para treino: 9 dias
Desfalques: Bruno Aguiar, Ricardo Bueno, Marion, Willian Popp e Rogério
O que fazer: A grande missão do Joinville é vencer fora de casa. A última partida que o JEC ganhou longe da Arena foi no dia 8 de julho: 2 a 0 no Figueirense no Orlando Scarpelli. O ataque tem sido um grande problema nas últimas rodadas e o time conta com o faro de goleador de Kempes (foto), que fez seis no Brasileirão, para voltar a marcar. Isso será essencial para vencer o Avaí no dia 18, na Ressacada. Além disso, a rivalidade estadual pode ajudar o JEC, afinal, dos 31 pontos feitos na Série A, 10 foram conquistados sobre rivais de SC.