De antemão, os prédios são uma grande solução da arquitetura moderna. Isto pois conseguem otimizar tempo e conseguir diminuir custos de construção, locação e vários outros pontos. Contudo, por serem estruturas imponentes, se faz necessário todo um cuidado na construção e fiscalização, o que as vezes não acontece.
Continua depois da publicidade
Então, para relembrar alguns desses casos, trouxemos a história de seis desabamentos famosos pelo mundo, por vários aspectos. Confira nesta reportagem.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Confira os 6 desabamentos mais famosos pelo mundo
1 – Hotel Hyatt Kansas City
Projetado para ser o maior hotel do estado do Missouri na sua época, o Hyatt Hotel atraia muitos curiosos pelo seu luxo e ousadia arquitetônica. Porém, devido a uma mudança no projeto original, o peso exercido sob o quarto andar dobrou em comparação ao projeto original, e logo isso se tornaria problema.
Já que no dia 17 de julho de 1981, mais de 2000 pessoas acompanhavam um evento de dança no quarto piso. As passarelas suspensas, extremamente sobrecarregadas caíram e resultaram em uma tragédia imediata. 181 pessoas morreram neste dia.
Continua depois da publicidade
2 – Lotus Riverside
Esse é um curioso caso de um prédio que caiu mas seguiu inteiro no chão. Esse desabamento aconteceu pois quando uma forte chuva atingiu a cidade de Xangai na China, um leito de rio cheio correu para baixo da estrutura. Desse modo, toda a sustentação virou um lamaçal e a construção colapsou. A maioria conseguiu evacuar do local, mas 1 pessoa morreu.
3 – Savar Building
Já em 2013, aconteceu um dos piores desastres não deliberados da história moderna. O prédio Savar Building em Bangladesh tinha oito andares e contava com fábricas de roupas, bancos e outros estabelecimentos.
A tragédia poderia ter sido bem menos pior, mas os donos ignoraram os avisos para interditar o local no dia anterior e ordenaram que a rotina de trabalho seguisse. Assim, a construção desabou em seu horário de pico e matou mais de 1000 pessoas.
Continua depois da publicidade
4 – Hotel Linda do Rosário
O único desabamento brasileiro dessa lista é famoso pois virou música. O desabamento do Hotel Linda do Rosário aconteceu no Rio de Janeiro em 2002. No começo da tarde, o porteiro do prédio começou a ouvir estalos e começou a avisar para que todos saíssem, mas um casal ficou e só foi encontrado abraçado e sem vida nos escombros.
Se você já ouviu, talvez pela história real não te faça reconhecer, mas a música “Conversa de Botas Batidas” da banda de rock carioca Los Hermanos foi inspirada nesse caso. A triste, e porque não, romântica história do casal, ficou eternizada nesses versos.
5 – Ronan Point
Uma explosão relacionada a gás derrubou todo um lado de um prédio na região leste de Londres no ano de 1968. A saber, tudo começou com uma faísca de fogão no décimo oitavo andar, engatilhando assim toda a explosão. Desse modo, os quatro andares acima do edifício ficaram sem sustentação e caíram, levando junto um lado inteiro da construção.
Continua depois da publicidade
6 – Pennsylvania Station
Certamente, essa é uma das demolições mais polêmicas da história dos Estados Unidos. Essa era uma estação de trem de Nova Iorque projetada em 1910 e remete à arquitetura daquele período histórico.
Mesmo assim, o local foi demolido em 1963 para dar lugar ao lendário ginásio Madison Square Garden. Contudo, os protestos foram tantos que foi criada uma lei que regulamenta a demolição de prédios históricos na cidade.
Leia também
As cidades que já afundaram ou desapareceram na história do mundo