O serviço de pagamento Pix, que os bancos estão cadastando como nova forma de pagamento online, tem sido usado por criminosos para roubar dados bancários de usuários. Com links falsos enviado por diversos meios, muita gente tem caído nos golpes virtuais. Diretor-geral da Kaspersky Lab Latam, Claudio Martinelli explica como evitar ser prejudicado pelos bandidos digitais.

Continua depois da publicidade

– Nós da Kaspersky identificamos mais de 60 sites falsos com conteúdo relacionado ao Pix. Nunca clicar em um link que receber por e-mail, WhatsApp, Messenger, por qualquer comunicador. Nenhum banco vai te enviar mensagens desta forma. Entre no app ou no site do seu banco e apenas lá cadastre o seu Pix. Os criminosos digitais não estão invadindo o sistema Pix, mas enganando o consumidor cliente bancário com mensagens falsas para obter as credenciais CPF, RG, número do telefone, para quando o sistema entrar no ar ele fazer transações em seu nome – explica Martinelli.

Falta muito profissional especializado na área de segurança digital 

Um dos palestrantes da ExpoGestão 2020, Claudio Martinelli irá falar sobre segurança e privacidade no mundo digital. Na entrevista ao Notícia na Manhã deste sábado, o especialista comentou que as empresas podem ter acesso ao que os seus funcionários estão fazendo durante o trabalho.

> Saiba como usar o Pix

– Segundo as legislações, é um tema controverso, mas tem direito sim. Se o colaborar está usando uma ferramenta pública provida pela empresa ela deve ser usada em benefício aos negócios da empresa. Existem casos já de demissões de funcionários, por exemplo, por usar os mecanismos da empresa para tratar de futebol ou pra fazer piada a respeito do time aversário. A empresa tem direito de observar isso porque no fim das contas a empresa tem que resguardar a sua imagem e reputação. E não é bom encontrar um funcionário, por exemplo, disseminando conteúdo que pode envolver racismo, opiniões políticas e até pornografia – conta.

Continua depois da publicidade

Claudio Martinelli na Expogestão
Claudio Martinelli na Expogestão (Foto: Reprodução)

> Ouça a CBN Diário no app do NSC Total; baixe o app para sistema Android

> Ouça a CBN Diário no app do NSC Total; baixe na App Store

Claudio Martinelli será um dos palestrantes da ExpoGestão, um dos eventos mais importantes do setor empresarial do país. Realizado em Joinville (SC), já teve 17 edições presenciais. Porém, ainda com as restrições devido à pandemia, o encontro se transformará em uma grande plataforma digital para troca de conhecimentos.

A programação, entre os dias 27 e 29 de outubro, está no site da ExpoGestão Digital 2020.

Ouça a entrevista na íntegra