Estima-se que cerca de 10% da população brasileira sofra com cálculos renais, ou seja, o acúmulo de cristais presentes na urina e que ficam presos nos rins ou nas vias urinárias. Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia. A SBU também aponta que uma maneira de evitar esse quadro é com o consumo de muito líquido e constante hidratação. Confira abaixo quatro receitas de chás para evitar pedras nos rins.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Chá de quebra-pedra
Apesar do que o nome sugere, o chá de “quebra-pedra” não dissolve os cálculos renais. Porém, ele evita que esses cristais se condensem. Isso acontece porque a planta Phyllanthus niruri é capaz de transformar o componente da pedra (cálcio monohidratado) em cristais dehidratados, que tem menor propensão a aderir às vias urinárias. Como consequêcia, o chá de “quebra-pedra” evita a formação de cálculos renais maiores.
Modo de preparo
Ferva 1 litro de água, quando começar a ferver, coloque 20g de extrato de quebra-pedra e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida coe e beba.
Chá de hibisco
A planta de hibisco, por outro lado, tem propriedades diuréticas. Assim, aumenta a frequência de urina de quem está com cálculo renal. Entretanto, o chá não é indicado para gestantes e mulheres que estão amamentando, crianças de ate 12 anos e pessoas no fígado. Esse chá também é preventivo e não deve ser consumido por pessoas que já estão com crises nos rins.
Continua depois da publicidade
Modo de preparo
Ferva 1 litro de água, quando começar a ferver, coloque 2 colheres de sopa de hibisco seco deixe descansar por 15 minutos. Em seguida coe e beba.
Chá de cavalinha
O Chá de Cavalinha também tem propriedades diuréticas pelas várias substâncias presentes na composição. Entretanto, não deve ser consumido por mais de 1 semana e nem por grávidas, mulheres que estão amamentando, pessoas com insuficiência cardíaca e renal, além de pressão baixa. Justamente pelo risco de desidratação e perda de minerais.
Assim como os outros chás, ele só deve ser consumido para previnir pedras, nunca durante quadros de crises em rins.
Continua depois da publicidade
Modo de preparo
Ferva 1 xícara de água filtrada e depois coloque 1 colher de sopa do talo da folha de cavalinha. Na sequência, deixe repousar por 10 minutos, coe e sirva.
Chá de amoreira negra
O chá de amorera negra funciona como um remédio caseiro para evitar pedras nos rins porque possui flavonoides, que atuam como antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, a amoreira negra possui propriedades diuréticas. Contudo, esse chá não deve ser consumido durante gravidez, amamentação e por crianças.
Modo de preparo
Coloque sete gramas de folhas secas de amoreira negra em meio litro de água fervente e separe por 15 minutos. Após o tempo de infusão, sirva.
Continua depois da publicidade
A importância do acompanhamento médico em caso de crise
Os chás auxiliam na prevenção de pedras nos rins, porém, não devem ser tomados como substitutos de tratamento médico. Ainda, eles não devem ser consumidos em caso de pessoas passando por crises de pedra nos rins, porque pode aumentar a pressão no funcionamento do órgão, segundo o portal do médio Drauzio Varella.
Além disso, com acompanhamento, o profissional pode decidir qual a melhor ação imediata para cessar a crise, além de traçar um plano seguro para tratamento e recuperação.
Leia também
As séries mais caras da história da televisão
As sete expressões do cotidiano que você provavelmente fala errado e não sabia