O consumo de combustível é um dos principais pontos levados em conta na hora de escolher um carro novo. Dos modelos atualmente à venda no mercado brasileiro, os veículos têm média de 15 quilômetros por litro de combustível, considerando circuitos de cidade e estrada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Considerando apenas os carros à combustão, sem contar elétricos e híbridos, que têm consumo muito menor, mas ainda não são presenças frequentes nas ruas, os modelos mais econômicos são os hatches e sedãs de entrada. O Renault Kwid aparece no topo da lista dos modelos com menor consumo.

A lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) foi divulgada pelo Inmetro no fim de março deste ano. A relação indica quais os modelos com menor consumo de combustível. O ranking do consumo energético dos carros é ordenado com base em “megajoules”, unidade de medida que representa a energia necessária para movimentar os veículos.

Quanto menor a relação megajoules por quilômetro (MJ/km), menos energia o automóvel requer para se deslocar, necessitando de menos combustível para percorrer um quilômetro.

Continua depois da publicidade

O ranking do Inmetro é formado basicamente por hatches e sedãs. Confira na galeria abaixo os 10 carros com menor consumo de combustível no país.

Os carros mais econômicos de 2024

Leia também

Carros coloridos perdem espaço em SC e frota no Estado vira “cinquenta tons de cinza”

Os carros 0 km mais vendidos em SC em 2023

Por que os carros SUVs tomaram conta das vendas em SC; veja modelos mais vendidos