Eles estão cada vez mais presentes nas ruas e estacionamentos. Os carros elétricos ou híbridos têm conquistado compradores nos últimos meses e ganhado espaço na frota brasileira, incluindo os veículos novos vendidos em Santa Catarina.

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Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Santa Catarina registrou 4,1 mil veículos eletrificados (elétricos ou híbridos) vendidos entre janeiro e maio deste ano. O número representa 6% das vendas em todo o país, que somaram 64,9 mil automóveis elétricos ou híbridos nos cinco primeiros meses do ano.

Em comparação com os primeiros cinco meses de 2023, as vendas dos carros elétricos e híbridos mais que dobraram, passando de 1,8 mil para 4,1 mil — uma alta de 127%.

Segundo números da Fenabrave SC, associação que representa as concessionárias de carros 0km, ao menos cinco modelos elétricos estão na lista de 50 carros mais vendidos no Estado entre janeiro e maio de 2024.

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O líder do ranking de vendas de elétricos em SC é o BYD Song Plus, um SUV plug-in líder de vendas também no país e com preço médio de R$ 239 mil. Em seguida aparece outro carro da mesma montadora chinesa, o BYD Dolphin Mini, compacto com preços a partir de R$ 115 mil, um dos elétricos mais baratos do mercado brasileiro.

Veja carros elétricos e híbridos mais vendidos em SC

Carros elétricos no Brasil

No Brasil, a liderança é dos chamados veículos plug-ins (com recarga externa), responsáveis por 66% de participação nas vendas do segmento, puxadas principalmente pelos carros 100% elétricos.

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, afirmou em abril em entrevista à colunista da NSC, Estela Benetti, que o brasileiro em geral está cada vez mais interessado em veículos elétricos por considerá-los mais modernos e sustentáveis.

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Outro fenômeno identificado nas vendas dos primeiros meses do ano é a chamada “interiorização” da eletromobilidade no país. Se antes as vendas eram mais restritas às capitais, por possuírem mais eletropostos para carregamento desses veículos, nos primeiros cinco meses de 2024 os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase metade dos emplacamentos de carros eletrificados (46%).

— Os números indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país — avaliou Ricardo Bastos, em material de divulgação da ABVE.

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