Poucas são as partidas que conseguem transformar jogadores comuns em heróis. Jogos decisivos e clássicos têm esse poder. A partida de quinta-feira, às 21h30min, na Ressacada, entre Avaí e Figueirense é um desses duelos. Em um clássico o inesperado nunca pode ser desconsiderado. Claro que um atleta do banco pode virar o salvador, mas o normal é que os grandes jogadores se posicionem e sejam eles os protagonistas da partida.

Continua depois da publicidade

Longe da disputa do primeiro turno do Campeonato Catarinense, Leão e Furacão têm como personagens principais jogadores mais experientes e que ainda não tiveram atuações decisivas ou brilhantes: William e Éverton Santos.

PM mobilizará 140 agentes para o clássico entre Avaí e Figueirense

Continua depois da publicidade

“Queremos ganhar o clássico”, diz William

Dener mostra confiança na recuperação do Figueira

O primeiro é capitão azurra e tem três gols no Estadual. Hoje é o jogador mais experiente do time titular e tem a missão de liderar uma equipe jovem e que ainda busca uma melhor formação. Muito consciente de sua posição no clube, ele é um dos atletas que cobra a diretoria quando o assunto é atraso de salários, por exemplo. Além disso, é um profundo conhecedor do clássico. Com a camisa do Leão ele nunca perdeu um jogo contra o Furacão: foram quatro partidas, com duas vitórias e dois empates – ele marcou quatro vezes diante do maior rival.

Éverton Santos também terá a missão de decidir o clássico, principalmente depois de Clayton ter deixado o Figueirense para defender o Atlético-MG. Acostumado a fazer gols importantes, como o do acesso em 2013 e do título do Catarinense em 2014, Éverton também deixou o dele em clássicos. Em 2014 ele fez o de honra do Alvinegro na derrota por 2 a 1 no Orlando Scarpelli. Também experiente, o atacante terá que assumir mais responsabilidades, agora que o artilheiro do time foi embora.

Atacantes de velocidade também podem resolver

A ausência de craques nos times abre espaço para mais candidatos para a vaga de Senhor Clássico. Atacantes de velocidade, Romulo e Dudu também podem surpreender. A missão deles é deixar o companheiro na cara do gol, mas quando a bola sobra a dupla tem marcado. Romulo se consolidou no ataque avaiano neste ano e Dudu foi um dos principais atletas do Furacão na luta contra o rebaixamento na última temporada.

Continua depois da publicidade

Mais notícias do Avaí

Outras do Figueirense

Veja a tabela do Campeonato Catarinense

Único meia de origem no clássico, Diego Jardel tem o peso de carregar a camisa de Marquinhos, um dos maiores ídolos azurra. O início de ano foi muito bom, com três gols nas últimas partidas. Mas Jardel tem deixado a desejar. Nada mais oportuno do que um clássico para recuperar a confiança da torcida. Uma de suas armas é a bola parada.

Se William é a liderança do Avaí, o capitão e zagueiro Marquinhos tem a mesma função no Figueirense. Apesar de ser defensor, o jogador tem sete gols com a camisa alvinegra e um deles no empate por 1 a 1 com o Leão no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Perigoso nas jogadas aéreas, ele também dá consistência à defesa.

Saiba mais sobre os candidatos a Senhor Clássico

William

Atacante

Capitão do Avaí, o centroavante é o principal jogador do time na ausência de Marquinhos, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo. Além de ter quatro gols em clássicos ele nunca perdeu um confronto contra o Figueira.

Continua depois da publicidade

Romulo

Atacante

Jogador das categorias de base do Avaí, Romulo ainda não marcou em clássicos, mas tem sido um dos destaques do time neste início de ano com dois gols marcados.

Diego Jardel

Meia

Com três gols no início do Campeonato Catarinense, Diego Jardel mostrou qualidade e faro de artilheiro, mas depois não conseguiu repetir as atuações. No clássico, ele tem a chance de recuperar a confiança do torcedor.

Éverton

Atacante

Desde que retornou ao Figueirense nesta temporada, Éverton Santos está abaixo da expectativa do torcedor, ainda que tenha balançado as redes. A seu favor tem o histórico de gols decisivos com a camisa alvinegra.

Continua depois da publicidade

Dudu

Atacante

Um dos principais atletas do time em 2015, Dudu ainda não marcou no Estadual e fez apenas um gol na Primeira Liga. Mesmo assim, é uma das esperanças alvinegras.

Marquinhos

Zagueiro

Capitão, Marquinhos tem papel fundamental neste momento para passar tranquilidade à equipe alvinegra. Além disso, já marcou em clássicos e está acostumado com decisões. Dos sete tentos que tem no clube, um foi diante do Avaí.

Clique na imagem abaixo e navegue pelo especial.

>