A primeira modalidade presente no Torneio Universitário de eSports foi apresentada, com isso, podemos citar alguns campeonatos que já ocorreram em solo catarinense e também os principais torneios do mundo no League of Legends. O cenário competitivo profissional funciona de uma maneira muito parecida como uma Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, são trezes regiões do mundo com centenas de equipes que disputam vagas limitadas para o League of Legends World Championship.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Um ponto muito interessante, em 2015 a cidade de Florianópolis sediou a 1ª´final do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Mais de 2000 ingressos foram vendidos, a grande final ocorreu no Centro de Convenções. Mas vamos começar falando do cenário competitivo em Santa Catarina, que atrai muitas equipes amadoras e semiprofissionais e principalmente universitários.
Cenário Universitário em Santa Catarina
Sem dúvidas, o Torneio Universitário de eSports é o campeonato mais desejado entre as equipes universitárias. Equipes já consolidadas dentro das universidades procuram por experiências mais desafiadoras e visam campeonatos como o TUeS para provar seu potencial. Mas as Atléticas ou times formados por jogadores de cursos ou grupos de amigos começam suas experiências em campeonatos internos organizados pelas próprias instituições de ensino
Podemos citar o Campeonato de League of Legends do Instituto Federal Catarinense, organizado pela própria instituição no ano de 2020. Diversos times formados por estudantes dos campis do IF distribuídos no estado de Santa Catarina. Participaram times de Videira, Araquari, Concórdia, Blumenau, Camburiú, Luzera, Rio do Sul, Brusque, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul e Fraiburgo.
Continua depois da publicidade
> Veja mais notícias sobre o mundo dos games
Outro exemplo do incentivo entre cursos e atléticas em campeonatos internos, a Secretaria de Esportes da Universidade Federal de Santa Catarina divulgou as inscrições para a primeira edição do Campeonato de Esports da UFSC, que nessa primeira edição contará com a modalidade de League of Legends. Esses campeonatos realizados por Secretarias ou Instituições são de extrema importância para a manutenção dos times, além disso, serve para as equipes de competição que disputam grandes torneios como o TUeS, encontrarem jogadores com potencial de grandes eventos.
Cenário Profissional e Semi Profissional em Santa Catarina
O estado de Santa Catarina também representa o cenário competitivo profissional e semiprofissional de League of Legends. Em 2019, a Federação Catarinense de Esportes Eletrônicos realizou a Copa Santa Catarina de League of Legends, com finais presenciais na Arena Cyb3r Café. Alvinho e os Esquilos foram os vencedores, tiveram a oportunidade de representar o Estado de Santa Catarina no Desafio Sul-Americano, que foi realizado juntamente com o evento internacional da DreamHack Rio Open, no Rio de Janeiro, em abril daquele ano.

Nesse campeonato representado por uma equipe de Santa Catarina, haviam times dos estados da Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro. A equipe catarinense venceu as seis partidas até chegar a grande final, onde foram derrotados pela equipe carioca da Heroes of the Universe. Na ocasião, Colin Webster, presidente da Federação Internacional de Esportes Eletrônicos fez a entrega de medalhas e troféus. Essa vice colocação foi de extrema importância para o cenário do League of Legends no estado catarinense.
> Steam Deck é anunciado como mais nova opção no mundo dos consoles portáteis
Maiores Campeonatos de League of Legends
Agora em um patamar mais alto, falaremos de alguns campeonatos de grande importância no cenário competitivo do League of Legends. Começando então, pelo Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) que existe desde 2012, passando por diversas mudanças em seu formato para chegar nessa segunda edição de 2021 com mais de R$ 210 mil em premiações.
Continua depois da publicidade

Atualmente, as vagas para as equipes estão designadas em franquias, com dois splits durante o ano.
Atualmente, a INTZ é a maior vencedora do CBLoL com cinco títulos, KaBuM vem logo em seguida com quatro conquistas e a atual campeã do primeiro split de 2021, paiN Gaming com três título. O grande vencedor, ganha vaga para o Campeonato Mundial de League of Legends (Worlds), com premiação de R$ 10 milhões. Com fase de entrada, de grupos e playoffs, o Mundial é muito competitivo pois reúne os 24 melhores times do mundo. A SK Telecom T1 da Coreia do Sul é o maior campeão da história, já o Brasil, a melhor campanha dentro da competição foi em 2015, quando a equipe da paiN Gaming somou duas vitórias na fase de grupo.
Os campeonatos universitários são uma ótima porta para os jogadores que desejam entrar no mundo profissional dos games. Sempre há chances desses jogadores se destacarem, surgindo oportunidades em grandes times e franquias da CBLoL e consequentemente, disputar grandes campeonatos nacionais e internacionais.